Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Agosto de 2004 às 14:11
Por: ADRIANE RANGEL

    Imprimir


O secretário estadual de Cultura de Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira apresentou um leque de propostas inovadoras para área cultural do Estado. Entre os projetos que devem ser implementados a partir de 2005, está o Fundo de Fomento a Cultura, que terá a taxa constitucional de 0,5 %. Ferreira foi o entrevistado do programa Entrevista Coletiva da TV Assembléia, canal 36, na tarde desta quinta-feira (19).

Dentre outros assuntos abordados na entrevista, o secretário mencionou alguns trabalhos em andamento, como a questão da restauração dos patrimônios históricos de Cuiabá. O secretário assegurou que o governo está trabalhando arduamente para divulgar as potencialidades de Mato Grosso para o resto do mundo.

“Não tenho a menor dúvida que será a melhor saída para secretaria em comum acordo com o governador em se criar o Fundo de Fomento a Cultura”, ressaltou Ferreira, ao avaliar que a secretaria deve ser estratégica em suas ações para dar visibilidade ao governo.

Ele disse também que a entidade conta com o mínimo de recurso, mas que mesmo assim, “trabalhamos efetivamente para apresentar à sociedade propostas relevantes para fomentar a cultura no Estado”.

Na proposta em se criar o Fundo, João Ferreira acrescentou que a metade da verba vai ser destinada para atividades do governo e a outra metade para projeto individuais, sendo que este último será potencializado com recursos vindo da classe empresarial.

“A idéia de que os projetos são patrocinados por empresas isso deve acabar”, defendeu o secretário, ao acrescentar que no futuro próximo qualquer empresa que entrar no projeto cultural deverá realmente entrar com recursos financeiros para não ficar de fora.

Restauração

Conforme Ferreira para a obra de restauração do Palácio de Instrução obteve parcerias com o governo do estado e o ramo empresarial e recebeu R$ 2 milhões em recursos para a sua restauração.

A nova estrutura vai contar com elevadores para deficientes, uma biblioteca exclusiva com salas especiais de assuntos específicos como: indígena arqueologia e história de Mato Grosso. Outro projeto citado foi o a obra de restauração da Igreja Bom Despacho, que será inaugurada no dia 30 deste mês.

Evento

O secretario ressaltou algumas ações relevantes da secretaria de cultura em parceria com a secretaria de turismo fora do estado. Ele disse que Mato Grosso participou da feira dos estados em Brasília.

“O estado ficou em primeiro lugar na festa dos estados” disse ao completar que essa participação foi muito importante para o Estado divulgar sua cultura e deve-se a multiplicidade cultural.

Museu

O secretário de Cultura reitera apoio na possibilidade do prédio da Assembléia Legislativa ser transformado em museu. Ele confirma que já existe um projeto e que futuramente vai ser encaminhado ao governador. “O espaço do Legislativo é adequado. É aqui que fica o marco Geodésico, é o Centro da América do Sul, o local é muito propicio para ser museu”, defendeu.

Na entrevista o secretário anunciou que ainda esse ano o estado vai ter o primeiro encontro de cultura. Ele entende que o intercâmbio servirá para criar estratégias de políticas públicas de cultura e vai possibilitar aos coordenadores de cultura uma maior integração. “O Fórum servirá para conhecer talentos que ainda não são reconhecidos e que estão no interior do estado”, concluiu.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375960/visualizar/