Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 20 de Agosto de 2004 às 10:59

    Imprimir


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) iniciou esta semana em Brasília, DF, uma série de seminários para divulgar as pesquisas conduzidas com o apoio do laboratório virtual da empresa nos Estados Unidos (Labex).

Segundo o Ministério da Agricultura, no primeiro seminário, o pesquisador Airdem Assis falou, por meio de videoconferência, sobre os estudos desenvolvidos na área animal, como o seqüenciamento do genoma bovino, que identificou genes associados à lactação; o modelo de produção de leite e carne em ambientes climáticos distintos; o manejo de dejetos animais e qualidade ambiental; a segurança dos alimentos; e a origem animal e sistemas de monitoramento.

Para Assis, o potencial de cooperação do Labex é excepcional, o que exige cada vez mais investimentos na interação com os grupos de pesquisa no Brasil. "Acompanhar os avanços técnico-científicos nem sempre é fácil. Os norte-americanos trabalham em alta escala. Além disso, nós, brasileiros, temos tido dificuldades de participar de eventos científicos", disse.

No Labex-EUA, em funcionamento desde meados de 1998, os pesquisadores brasileiros também desenvolveram pesquisas de combate às pragas que atacam a horticultura e o milho. Na Califórnia, por exemplo, a Embrapa seqüenciou o genoma da bactéria Xylella fastidiosa, a doença dos parreirais.

A Embrapa mantém ainda um Labex na França para acompanhar os últimos avanços tecnológicos voltados para a agricultura - conhecido como serviço de antenagem, com prioridade para as áreas de agricultura de precisão, biotecnologia, tecnologias agroalimentar e agroindustrial, propriedade intelectual, conservação e manejo sustentável dos recursos naturais.

A próxima videoconferência está marcada para 29 de setembro com o pesquisador Helvécio de Polli. A Embrapa deverá reunir até o fim do ano o conteúdo dos seminários sobre o Labex num documento que será distribuído a pesquisadores especializados em agropecuária no Brasil.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375976/visualizar/