Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 29 de Outubro de 2012 às 18:37

    Imprimir


Análises clínicas feitas pelo "Center for Science in the Public Interest" - Centro para Ciência no Interesse Público - (CSPI), dos Estados Unidos, apontam que o corante caramelo, usado em diversos países, inclusive no Brasil, na fabricação de refrigerantes e alimentos, possui produtos químicos causadores de câncer. Testes em ratos de laboratórios relacionaram a substância 4-metilimidazol (4-MEI), usado para dar a cor "caramelo" aos refrigerantes, a doenças como câncer de pulmão e de fígado, tireóide e leucemia.

 


            De olho nesse recente estudo, o deputado federal Eliene Lima (PSB-MT) apresentou na Câmara uma indicação que sugere que o Ministério da Saúde revise as normas relativas ao uso do corante caramelo sintético orgânico. “Se há indícios de toxicidade em animais, obviamente o mesmo pode acontecer com os humanos. Se os cientistas apontaram riscos no consumo dessa substância, nada mais certo o Brasil revisar a vigilância sobre ela”, comenta o autor da indicação.

 


            O corante caramelo utilizado também em balas, biscoitos, xaropes, energéticos e cervejas é feito pela reação da amônia com açúcares sulfitos sob alta pressão e temperaturas. Durante o processo de industrialização ocorre a formação de 2-metilimidazole e 4-metilimidazole. Essa ultima substância, segundo estudos realizados pelo governo norte-americano, causou diversas doenças nos ratos de laboratório.

 


            “Devemos intensificar a vigilância sobre o corante caramelo, que não possui valor nutritivo, mas apenas função estética. Se há risco, devemos estar atentos”, declara o deputado federal Eliene Lima.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/37605/visualizar/