Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 19 de Agosto de 2004 às 15:39
Por: CELESTE LUSTOSA

    Imprimir


A palestra sobre Produtos Nobres da Madeira da Amazônia foi ministrada pelo suíço Ernest Zürcher, da Escola de Tecnologia de Madeira de Biel, da Universidade de Berna, na Suíça, nesta quarta-feira (18.08), no Amazontech 2004, onde a importância e o uso sustentável da madeira foram abordados.

Segundo o suíço, as especificidades da madeira da floresta Amazônica são surpreendentes e constantemente estudadas por todo o mundo. Mas, há também uma preocupação global quanto ao uso sustentável deste produto. "A floresta Amazônica é foco em todo o mundo, mas poucos buscam soluções para que se cortem menos árvores e se aproveite mais da madeira derrubada. Precisamos quantificar o que estamos fazendo na floresta e trabalhar com a sustentabilidade", disse Zürcher.

Outro assunto abordado na palestra foi o uso que as pessoas nativas fazem da madeira. "Os nativos daquela região podem nos ensinar muito sobre a fauna e flora local, pois eles têm um contato muito maior com a natureza que nós", acrescentou o suíço.

A palestra ressaltou também a larga diversidade de uso da madeira, na vida do homem – desde pontes, casas, barcos a simples pedaços de papel e lápis. "Muitos valores são agregados à madeira, dependendo do seu tipo e onde ela está sendo comercializada. Mas, devemos trabalhar para que o lucro das comercializações da madeira, fique no local de onde ela foi tirada", ressaltou o palestrante.

Para o suíço, as pessoas têm mais consciência ecológica hoje em dia, e isto está agregado também a valores econômicos. "As pessoas estão entendendo que se não reduzirem o ritmo do desmatamento e uso indiscriminado dos recursos naturais da Amazônia, não só o meio ambiente é afetado, mas também a economia global", disse.

Cada pedaço de madeira pode e deve ser aproveitado, depois da derrubada de uma árvore, pois o desperdício da madeira gera perda ambiental e econômica. Devemos trabalhar com a natureza e não contra ela; reduzindo o impacto ambiental de nossas ações, aproveitando o alto valor de exportação que os produtos da floresta possuem mundialmente e trabalhando o desenvolvimento sustentável da região Amazônica.

Com uma mensagem sobre a importância, tanto da madeira quanto da floresta Amazônica, como grande produtora de madeira do mundo, na vida do homem, Zürcher finalizou a palestra ressaltando que "as espécies de árvores deveriam ser estudadas como um alfabeto da natureza, pois assim, as crianças cresceriam sabendo a importância da natureza e da madeira em nossas vidas, e da influência das ações do homem, no meio ambiente".




Fonte: Assessoria/Amazontech

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376059/visualizar/