Evolução mais acentuada no nível das águas deve ocorrer a partir de janeiro de 2013 (Foto: Marcel Mendonça/TV Globo)
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) confirmou nesta segunda (29) o fim do período da vazante no Rio Negro em Manaus. Conforme dados do Porto de Manaus, desde último dia 24 de outubro, o Rio Negro vem apresentando crescimento do nível das águas, passando da cota 16,92 metros para 16,98 metros no período apenas de seis dias.
Para Marco Antônio Oliveira, superintendente do CPRM em Manaus, essa elevação do nível as águas configura o encerramento do fenômeno natural de vazante. "Os dados da cotas mostram que terminou a vazante dentro do período normal de término", revelou o especialista.
O CPRM informou ainda que, nessa etapa inicial da cheia, o Rio Negro vai subir lentamente, apresentando maior evolução do nível das águas a partir do mês de janeiro, atingindo o ápice em fevereiro de 2013.
Na cheia de 2012, o Rio Negro invadiu ruas do Centro de Manaus e causou prejuízos a população. (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1)
2012 - Ano Histórico
Neste ano, o Rio Negro teve maior cheia da história, atingindo o volume máximo de 29,97 metros no dia 29 de abril e assim permaneceu por mais três dias. A cheia causou inundações na capital e nos municípios do interior do Amazonas. Porém, os especialistas ainda não cogitam ou descartam uma nova cheia histórica.
"Por enquanto, não temos como fazer uma previsão precisa da cheia para 2013, porque o processo está se iniciando agora. Vamos ter que aguardar, pelo menos, até o início do mês de janeiro para verificar o comportamento das chuvas. Até o momento, a previsão é de chuvas dentro da normalidade", justificou Marco Antônio Oliveira
Comentários