Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 18 de Agosto de 2004 às 17:21
Por: ROSANA PERSONA

    Imprimir


Produtoras rurais do município de Acorizal (100 km de distância de Cuiabá) visitam a quarta edição do Amazontech participando de cursos sobre a utilização da soja na alimentação, confecção de doces, produção de pães com a multimistura de mandioca e conhecendo de perto a propriedade modelo dedicada a agricultura familiar pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e extensão Rural (Empaer), que está localizada em uma área de 2 mil metros quadrados com diversas culturas para subsistência e culturas que vão gerar emprego e renda.

O presidente da Empaer, Aréssio Paquer, disse que esse evento está dando oportunidade da sociedade conhecer de perto o que a empresa vem realizando para os produtores rurais. Ele está satisfeito e comenta que a participação das mulheres já é fato, principalmente dentro da propriedade rural, sendo ela a responsável pelas atividades do lar e contribuindo com a industrialização de produtos e trabalhando em conjunto com o marido e os filhos.

A extensionista social da Empaer, Lindelzi Souza Lima é a responsável pela caravana das mulheres rurais de Acorizal e conta com a participação de mais de 45 mulheres dispostas a participarem de cursos e palestras que possam aplicar no campo. A produtora rural, Denize Silva fala que é pela segunda vez que participa de um evento desse porte e consegue levar muitas novidades para a sua casa, desde a produção de um doce até o artesanato de crochê ou papel reciclado.

Paquer ressalta, que desde segunda-feira a visitação na propriedade modelo que está apresentando o Projeto Vida Nova é intensa. Segundo Aréssio, por dia, tem passado mais de 900 alunos da rede pública e particular, do ensino médio e superior além dos empresários, professores e pequenos produtores que vão buscar informações sobre Projeto que está sendo desenvolvido na baixada cuiabana e em breve na região do Araguaia.

O comerciante e produtor, Valmi Pereira Lopes, tem uma propriedade de 12 hectares, na gleba resistência, no município de Santo Antônio de Leverger. Ele possui uma área plantada com banana nanica e pretende ampliar o cultivo plantando mais 15 hectares, no município de Nobres. Preocupado com a infestação da doença Sigatoka negra que ataca e extermina o bananal, veio buscar informações com os pesquisadores sobre as variedades resistentes que a Empaer já lançou no mercado.

O interesse de produzir de forma correta e integrada, garantindo alimento na mesa e proporcionando renda são as grandes perguntas dos visitantes. A professora aposentada, Jacira Coelho disse que os brasileiros que trabalham na zona rural podem mudar a história e dar uma arrumada em nosso país, evitando a fome e a miséria, sem utilizar muitos recursos, além do trabalho, dedicação e a permanência do homem no campo.




Fonte: Empaer

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376098/visualizar/