Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 18 de Agosto de 2004 às 13:18
Por: CELESTE LUSTOSA

    Imprimir


O diretor de Recursos Florestais da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), Rodrigo Justus, ministrou a palestra Agricultura e Meio Ambiente na Amazônia, na manhã desta quarta-feira (18.08), na Amazontech 2004.

Na palestra, foi abordado o uso adequado do solo na região Amazônica, para as atividades agropecuárias. "A floresta Amazônica possui uma proteção especial por ser patrimônio nacional. Suas terras devem ser utilizadas ambientalmente corretas e aqueles que não cumprem a legislação ambiental são punidos pelo poder público", explicou Justus.

Segundo o diretor da Fema, é preciso investir na educação ambiental, para que a degradação seja evitada e não só reparada. "Não adianta trabalharmos somente com ações punitivas, pois quando as multas são aplicadas, o dano ambiental já foi causado", explicou.

Para Justus, a questão ambiental vem sendo cada vez mais discutida, em âmbito mundial, e a Amazônia é o foco principal dessas discussões, que abordam, entre outras coisas, os assentamenos na região e o desenvolvimento de atividades sustentáveis na região. "Precisamos trabalhar em cima do zoneamento socio-econômico-ecológico, que visa a organização do território, estabelecendo medidas e padrões de proteção ambiental", disse.

ZONEAMENTO SÓCIO-ECONÔMICO-ECOLÓGICO - O governador Blairo Maggi entregou, no dia 03.08, o projeto de lei que institui a Política de Planejamento e Ordenamento Sustentado do Estado, para apreciação da Assembléia Legislativa. Uma vez aprovado, o projeto de lei dará ao Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico de Mato Grosso a função de nortear as políticas públicas ambiental e de desenvolvimento do Estado, bem como os empreendimentos agropecuários, o ordenamento do espaço e o uso disciplinado dos recursos naturais.




Fonte: Assessoria/Amazontech

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376121/visualizar/