Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 18 de Agosto de 2004 às 09:12
Por: João Carlos Caldeira

    Imprimir


Não, definitivamente o título deste artigo não é uma propaganda da Herbalife! Também não é um anúncio de clínica de estética; nem tão pouco propaganda de um SPA.

Onze quilos em trinta dias foi o peso que o americano Morgan Spurlock adicionou a sua silhueta para fazer o documentário ¨Super Size Me¨ criado e financiado por ele próprio e que chega ao Brasil nesta semana, depois de muito sucesso nos Estados Unidos.

Durante um mês, Morgan foi cobaia de sua própria idéia. Por trinta dias, tudo o que ele ingeriu, até mesmo a água, veio do McDonald´s. Provou todos os itens do cardápio e sempre disse ¨sim¨a qualquer atendente que lhe apresentasse alguma oferta (quem já não passou por isso: ¨leve a Mac oferta nº tal, por apenas trinta centavos a mais¨).

O resultado da experiência está descrito na revista Veja e no documentário que será lançado nesta semana nos cinemas brasileiros. Para se ter uma idéia, no vigésimo dia, os três médicos que o acompanhavam, pediram que desistisse: seu colesterol foi para as alturas e seu fígado parecia de um alcoólatra, além das dores de cabeça, mau humor e exaustão física.

Parece loucura a atitude suicida de Morgan Spurlock. Parece não, é, acontece que 60% dos americanos estão acima do peso saudável. Aqui no Brasil, estimativas da Organização Mundial da Saúde, dão conta que cerca de 35% da população estão com sobrepeso.

Em nosso estado, informações da Secretaria Estadual de Saúde mostram que as quatro doenças que mais matam estão diretamente ligadas aos maus hábitos da população: Derrame, Infarto, Hipertensão e Diabetes. Foram 2739 mortes somente te 2003, ligadas diretamente à qualidade de vida dos Mato-grossenses.

A Secretaria Estadual de Saúde revela ainda que 22% da população é hipertensa e 8% diabética e que 80% dos derrames acontecem em pessoas que têm pressão alta, que não controlam e nem tem hábitos de vida saudáveis.

As regras e dicas para se ter uma vida saudável, estamos todos cansados de saber: Fazer atividade física regularmente (30 minutos, cinco vezes por semana); Alimentação equilibrada (pouca gordura, massas, doces e sal e muitas verduras, frutas e legumes) e reduzir ou eliminar o consumo de bebidas e fumo.

Importantes pesquisas apontam que a alimentação de má qualidade está ligada a incidência de várias doenças graves, como o câncer. Oncologistas afirmam que o consumo de carne vermelha e de gorduras saturadas está associado ao câncer de mama e de intestino.

O americano Morgan Spurlock é a prova viva dessas pesquisas. Se a alimentação do MacDonald´s causou tantos males ao seu organismo em 30 dias, imagine o que não ocorreria em dez ou vinte anos?

Se o americano levou um ano para perder os onze quilos que adquiriu durante a experiência, o que não deve acontecer com crianças e adolescentes que se entopem de pizzas, hambúrgueres, chocolates, refrigerantes e uma variedade enorme de guloseimas e ¨fast-foods¨ vendidos livremente, até mesmo nas escolas, cursinhos e faculdades?

Bons hábitos, longevidade e vida saudável exige mais que informações, exige atitude, mudança de valores, comprometimento, disciplina, por isso é tão difícil

Lute pela sua vida saudável! Se não conseguir, lute ao menos pelas dos seus filhos!

João Carlos Caldeira
Empresário, jornalista, especialista em administração de turismo, hotelaria e lazer.
E-mail: joaocmc@terra.com.br




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376144/visualizar/