Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 17 de Agosto de 2004 às 11:36

    Imprimir


Servidores da Assembléia Legislativa e o deputado Zeca D’vila (PFL) participaram de ação de solidariedade em uma campanha de doação de sangue para o Hemocentro. As doações foram feitas, na praça do Legislativo.

A idéia da campanha partiu do deputado Zeca D’avila, que pretende implantar a campanha de doações de sangue, uma vez por mês no parlamento.

“E gratificante saber que com esse ato de doação estaremos salvando vidas”, explicou o deputado ao avaliar, que o tempo para doação foi curto para todos que pudessem participar da campanha. Ele entende que a ação contínua de doação de sangue no parlamento é muito significativa e importante para salvar vidas.

A servidora do legislativo há mais de 20 anos, Sandra Pereira Lopes disse, que foi a primeira vez, que doou sangue e ressaltou a importância da continuidade desse trabalho para salvar vidas.

“A iniciativa de implantar o carro móvel de doações de sangue na Casa é essencial para que todos saibam da importância de doar sangue. Fiquei feliz ao saber que minha doação pode salvas três vidas”, completou ao acrescentar que esse ato é uma ação de cidadania.

A meta do Hemocentro de captação de sangue necessário para cobertura do Sistema Único de Saúde é de 150 bolsas/dia. Para tanto o MT Hemocentro necessita de doadores permanentes, as campanhas, segundo Eliana Rabani, são necessárias para que a meta seja atingida.

“Além de um ato solidário, eles estarão salvando vidas”, disse Fernando Goraeb funcionário legislativo ao criticar a ação de algumas pessoas que somente doa sangue para poder obter exames gratuitos. “Devemos fazer essa doação de sangue para salvar vidas e não com objetivo de favorecer a si mesmo”, concluiu.

Regras para doação

Antes da doação de sangue é feito um exame clínico no doador e o sangue doado passa por uma bateria de testes para identificar o tipo sanguíneo e o fator RH, se o doador já teve ou está com hepatite tipo B ou C, sífilis, doença de chagas, malária ou HIV.

Caso for constatado algum fator positivo no sangue, ou seja, apresentar algum tipo de doença como anemia, pressão alta, hepatite, entre outros, o doador será encaminhado para alguma unidade da Ses ou para os próprios médicos do MT Hemocentro para tratamento adequado.

O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe nem resfriado, hepatite, DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano.

Deverá ser respeitado um intervalo desde a última doação de três meses para a mulher e 2 meses para o homem.

O ato de doar é simples e dura menos de dez minutos. Algum desconforto pode ser causado pela punção da agulha e alguns doadores podem sentir-se desconfortáveis pela ansiedade. É importante desmistificar a idéia de que doar engrossa o sangue, engorda ou emagrece, atrapalha o desempenho sexual e principalmente torna o indivíduo "habituado" obrigando-o a doar sempre.

O sangue doado é rapidamente recuperado pelo organismo, num tempo máximo de vinte e quatro horas após a doação. O sangue captado tem um prazo de validade de 30 dias, sendo necessária à renovação do estoque após essa data.Vale esclarecer também, que o ato de doar sangue, não implica em nenhum risco a saúde, pois o material utilizado é descartável, evitando assim qualquer tipo de contaminação.

Mais Informações: Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones 613-2597-9982-0261-9603-0580




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376215/visualizar/