Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 17 de Agosto de 2004 às 08:50

    Imprimir


A ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, participou da abertura do 4º Amazontech 2004, no Centro de Eventos Pantanal, promovido para discutir os rumos da Amazônia Legal. “O meio ambiente é o lugar onde o lobo e o cordeiro podem passear juntos”. Foi assim que a ministra definiu a necessidade de união entre os países ricos e pobres para a preservação da natureza.

“A sociedade sabe que é um investimento importante em desenvolvimento sustentável. E isso deve ser feito numa situação de governância. Com certeza, se não for dessa forma, teremos dramáticos problemas sociais, ambientais e de desagregação de comunidades e culturas, que nos custam muito caro. Por isso, estamos procurando antecipar as ações através das consultas públicas e dos programas sustentáveis”, ressalta a ministra. Essas medidas, segundo a Marina Silva, são as ações tomadas pelo governo Lula para impedir a destruição de florestas na Amazônia Legal.

Logo na chegada da ministra ao local do evento, um grupo de ambientalistas foi reivindicar providências para que a construção da BR-163, ligando Cuiabá a Marabá, ocorra sem danos ao ecossistema. “Nós não queremos apenas levar asfalto para aquela região, nós queremos levar cidadania, levar dignidade para as pessoas”, lembra um dos integrantes do grupo.

Marina disse que nas últimas governâncias, havia uma ausência histórica do Estado na política de integração. Hoje, 15 Ministérios estão envolvidos no combate ao desmatamento sendo destinados R$ 63 bilhões para as ações de fiscalização de florestas, rios e áreas de preservação ambiental.

Marina Silva comanda o Ministério de Meio Ambiente desde o inicio do governo Lula. Seu grande desafio tem sido lutar pela preservação dos ecossistemas brasileiros. “A nossa grande utopia é fazer com que o desenvolvimento aconteça de forma inclusiva, sem deixar ninguém para traz. Mas ao mesmo tempo viabilizando as respostas técnicas com o devido compromisso ético, pensando nas gerações futuras”, afirmou a ministra em seu discurso na abertura do evento.

O Amazontech 2004 – Novos rumos para a ciência, tecnologia e negócios sustentáveis – promove a discussão a cerca da Amazônia Legal, que é composta pelos seguintes estados: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantins, além de parte do Maranhão e Mato Grosso. O evento vai até 21 de agosto, no Centro de Eventos Pantanal.




Fonte: Mato Grosso On Line

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376227/visualizar/