Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Agosto de 2004 às 21:28
Por: Lourival Antonio de Macedo

    Imprimir


Santo Domingo - Não há vencedores nem perdedores no resultado do referendo na Venezuela sobre o mandato do Presidente Hugo Chávez e o país sai fortalecido ao consolidar o processo da democracia. A afirmação é do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após receber, em audiências separadas, no Hotel Meliá Santo Domingo, onde está hospedado, o presidente da Guatemala, Oscar Berger e o novo Secretário-Geral da organização dos Estados Americanos-OEA, Miguel Ángel, ex-presidente da Costa Rica, que tomará posse no cargo no dia 23 de setembro próximo, no lugar de César Gavíria.

Para o presidente Lula, os vencedores precisam ter muita humildade e os perdedores muita serenidade e, tanto o governo quanto a oposição, devem ter um único objetivo, que é o futuro do país. “Eu acho que o povo da Venezuela ganhou. Ganhou pela sua auto-afirmação, ganhou porque consolidou o processo democrático e ganhou porque conseguiu provar ao mundo que a paz e a democracia ainda são os grandes caminhos para resolver os problemas da humanidade”.

O presidente brasileiro disse falar com conhecimento de causa porque perdeu três eleições e em nenhum momento perdeu a noção de democracia, sabendo esperar o seu momento.Segundo ele, O Brasil teve uma participação importante no problema da Vezenuela porque acreditou numa saída pacífica o tempo todo. Lula disse que em nenhum momento foi pessimista em relação ao que poderia acontecer no país vizinho e agora o povo pode evoluir de forma excepcional.

De Santo Domingo, onde veio assistir à posse do novo presidente da República Dominicana, Leonel Fernández Reyna, o presidente Lula conversou, por telefone, com o presidente venezuelano, Hugo Chávez. Transmitiu a solidariedade do governo brasileiro e agradeceu o respeito que Chávez teve com todas as decisões do grupo de Amigos da Venezuela, do qual participavam também opositores do governo venezuelano, como Estados Unidos e Espanha. Faziam parte do grupo de amigos também o Brasil, México, Portugal e Chile.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376249/visualizar/