Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 16 de Agosto de 2004 às 12:58
Por: NEUSA BAPTISTA

    Imprimir


Um ônibus com adição de 2% de biodiesel no óleo diesel comum já está fazendo o transporte dos participantes do Amazontech 2004 dentro e fora do Centro de Eventos do Pantanal, onde o evento, que começa hoje e segue até sexta-feira (21.08), acontece. A adição dessa percentagem de biodiesel no óleo diesel comum foi tema de uma reunião ocorrida no último dia 12 com presidente Luis Inácio Lula da Silva e os ministros José Dirceu (Casa Civil), Ciro Gomes (Integração Nacional), Roberto Rodrigues (Agricultura), Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia), Miguel Rosseto (Reforma Agrária) e Dilma Roussef (Minas e Energia) e as empresas Ecológica Mato Grosso (Ecomat), Dedini, Anfavea, Petrobrás, universidades, entre outros.

O objetivo da reunião foi demonstrar confirmar a prioridade que o governo vem dando ao assunto. Na ocasião, o Governo a intenção de, em novembro, regulamentar o uso de 2% de Biodiesel no País, o qual deverá estar em uso de janeiro de 2005.

Além das vantagens ambientais e de substituição da importação do diesel, por um combustível limpo e nacional, foi enfatizado tanto pela Ministra Dilma como pelo Presidente Lula, a grande importância para o país da geração de renda e emprego como um grande indutor na promoção social.

Em Mato Grosso, as experiências com o combustível serão feitas por meio do Programa de Biocombustíveis de Mato Grosso (Probiomat), elaborado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), por meio do qual foi feito o plantio de girassol, amendoim e nabo forrajeiro em assentamentos do Movimento Sem Terra (MST) no município de Campo Verde.

SEMENTES - As primeiras sementes de girassol já foram colhidas e a equipe do programa - da qual fazem parte a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) - aguarda agora o andamento das negociações com as empresas fornecedoras das máquinas de extração do óleo, que depois será qualificado. "Com isso pretendemos verificar a qualidade do óleo; se ele é adequado para a fabricação do biodiesel", afirma o coordenador geral de Convênios e Projetos da Fapemat, Alexandre Golemo, observando que o plantio de gergelim e de nabo forrajeiro começarão a ser feitas a partir do ano que vem.





Fonte: Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376294/visualizar/