Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 16 de Agosto de 2004 às 12:49

    Imprimir


Os elevados níveis de ozônio na atmosfera provocam um forte estresse em muitas espécies de plantas, que mudam de aparência e até mesmo perdem sua cor natural, segundo um recente estudo.

As espécies mais afetadas pela poluição atmosférica são as faias, certas cerejeiras e os sabugueiros, ao passo que as menos atingidas, são os carvalhos e as castanheiras. Os experimentos foram realizados por uma equipe de cientistas do Instituto Federal de Pesquisas de Floresta, Neve e Paisagem (SWL), que realizou uma série de testes na localidade suíça de Sagno para determinar os danos causados pela poluição atmosférica a cem espécies.

Marcus Schaub, chefe da equipe de pesquisadores, compara os efeitos do ozônio sobre os vegetais aos de uma gripe no homem: "o metabolismo se enfraquece e (o homem) fica mais vulnerável às doenças. No caso das plantas, aos fungos e bactérias".

Os cientistas de nove países reunidos em Sagno, sede para a Europa central do Centro de Monitoramento Internacional do Ozônio, estudarão com mais atenção os resultados de suas pesquisas e os confrontarão com os obtidos em outras latitudes para estabelecer uma comparação internacional dos danos provocados pelo ozônio no mundo todo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376295/visualizar/