Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 12 de Agosto de 2004 às 09:58

    Imprimir


O governador Blairo Maggi participa nesta quinta-feira (12.08), às 19 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, da abertura da programação das comemorações dos 170 anos de criação e 169 de instalação da Assembléia Legislativa. O convite foi formalizado pelo presidente da Casa, deputado José Geraldo Riva (PTB). Os Poderes Executivo e Legislativo têm excelente relacionamento institucional. Na solenidade, serão homenageados os ex-deputados vivos que ajudaram a construir a história parlamentar mato-grossense.

A AL foi instalada em 3 de julho de 1835. Em toda a sua história, a Casa só foi fecha quando da Proclamação da República, em 1889, e na década de 40, na ditadura do presidente Getúlio Vargas. Eleitos pelo povo, os deputados têm a missão de legislar em defesa da sociedade, fiscalizar os atos do Executivo e envolver a população na busca de soluções para as demandas sociais.

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembléia, o evento de comemoração dos 170 anos de criação da Assembléia Legislativa terá em sua programação um culto ecumênico; desfile da tropa da Polícia Militar; lançamento de selo e carimbo comemorativo (em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos); além de cartões telefônicos, em parceria com a Brasil Telecom.

Apesar de ter sido instalada 3 de julho de 1835, no entanto, a data de 12 de agosto de 1834 marcou a criação das chamadas Assembléias Provinciais, instituídas pela emenda constitucional 16. Por meio desse dispositivo, as províncias passaram a ter poderes amplos sobre seus territórios. Antes, a capital do país à época, Rio de Janeiro, centralizava as decisões. Porém, as grandes distâncias e precariedade na comunicação atrapalhavam a vida nas províncias mais distantes.

Desde sua instalação, a AL já passou por três sedes e deve ir para a quarta em dezembro deste ano. Quando foi instalado, em 1835, o Poder funcionava na rua Pedro Celestino, esquina com Campo Grande, onde funciona hoje o SOS Criança, e lá ficou por 112 anos.

Depois de ser fechada pelo regime autoritário, a Assembléia reabriu as portas em espaço novo, cedido pelo Tribunal de Justiça. O prédio fica na avenida Getúlio Vargas e abriga atualmente os Juizados Especiais. Nesse local foram 35 anos de funcionamento. E finalmente foi transferida, em 1972 para o antigo Campo Dourique, local da atual sede do Palácio Filinto Müller, localizado na Praça Moreira Cabral, Rua Barão de Melgaço. A área foi campo de touradas no passado e está exatamente no Centro Geodésico da América do Sul, afirmam historiadores.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376568/visualizar/