Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Agosto de 2004 às 11:02
Por: Maria Helena Benedet Barbuio

    Imprimir


Hoje a advocacia completa 177 anos de existência no Brasil. Foi no dia 11 de agosto de 1827 que o imperador Dom Pedro I, assinou a lei que instituía no país do curso de Direito, uma opção a mais para os brasileiros que antes tinham que ir para Coimbra, em Portugal, para se formar. O curso foi implantado nas cidades de Olinda e São Paulo. 103 anos mais tarde, em 1930, os advogados se uniram e instituíram a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Hoje o curso está entre os mais concorridos do Brasil e, a cada vestibular, o número de candidatos aumenta. O leque de profissões é uma das essências para atrair tanta gente. São cerca de 30, que vão desde o advogado até juiz, promotor, titular de cartórios (imóveis e cíveis), procurador (União e Estado) e outros segmentos como administradores de grandes empresas, executivos, jornalistas e muitas outras profissões. “É um curso muito enriquecedor que te oferece um grande conhecimento. Abre muitas portas, além de ser fascinante”, resumiu o presidente da OAB de Sinop, Elpídio Moretti.

Mas, para exercer a profissão, só mesmo passando pelo concurso da ordem, caso contrário o exercício da profissão é ilegal. Hoje, em Sinop, são 185 profissionais atuando no município, ou seja, 1 advogado para cada 500 habitantes que chega próximo aos 90 mil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “É uma média muito boa”, disse Moretti.

Foi no dia da implantação do curso no país que os advogados escolheram para comemorar o Dia do Advogado, 11 de agosto. Em Sinop, para comemorar os 177 anos da existência da profissão hoje, a AOB irá oferecer aos advogados um jantar dançante num restaurante no centro da cidade, a partir das 20 horas.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376685/visualizar/