Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 11 de Agosto de 2004 às 10:36

    Imprimir


Os esteróides anabolizantes usados por atletas para melhorar sua performance enfraquecem o organismo contra infecções e o câncer, de acordo com testes feitos na Austrália.

Os cientistas descobriram que, mesmo usando doses 50 vezes menores do que as que são habitualmente utilizadas por esportistas que se dopam, as drogas afetavam o sistema imunológico.

Os voluntários que participaram dos testes na Universidade Southern Cross também afirmaram ter sofrido mudanças de personalidade.

Isso pode explicar por que em muitos casos os usuários de esteróides se tornam exageradamente agressivos.

O projeto

Por seis semanas, um grupo de 24 atletas de vários países concordou em tomar esteróides anabolizantes para que a investigação fosse realizada como parte de um projeto encomendado pela revista New Scientist e pelo canal de TV britânico Channel 4.

No começo do estudo, eles participaram de uma série de atividades esportivas para avaliar como o seu desempenho era afetado.

Os atletas foram divididos em dois grupo. O primeiro recebeu injeções de enantato de testosterona, um tipo de esteróide.

O segundo grupo recebeu injeções de placebo. Os cientistas que avaliaram os resultados não sabiam quem havia recebido o quê.

Como esperado, a droga melhorou o desempenho dos atletas, mas não sem efeitos colaterais.

Entre os que tomaram os esteróides observou-se uma redução de 20% das células NK, um tipo de glóbulo branco do sangue que é fundamental para o sistema imunológico.

Um outro efeito colateral foi a redução da empatia dos atletas que tomaram as drogas com outras pessoas, tornando-os menos sensíveis aos efeitos que suas ações têm sobre os outros.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376687/visualizar/