Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 08 de Agosto de 2004 às 15:16
Por: Assessoria/Setec-MT

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) doou três toneladas de alimentos ao “Mesa Brasil Sesc”, no lançamento do programa, na noite de sábado (07.08), no Novotel, em Rondonópolis (210 km ao Sul da Capital). O Mesa Brasil Sesc tem o objetivo de combater a fome e o desperdício de alimentos no Brasil. Ele existe há 10 anos. O Município de Rondonópolis é o segundo a ter o programa implantado. O primeiro é Cuiabá.

Os alimentos doados pela Setec ao Mesa Brasil foram arrecadados pelo Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, etapa Rondonópolis, campanha Fome Zero. De acordo com a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, a parceria com o Sesc possibilitará um trabalho conjunto na arrecadação, armazenamento e distribuição dos donativos às entidades. Esse trabalho será feito por meio de um Banco de Alimentos. Tanto a Setec quanto o Sesc poderão contribuir na constituição deste banco.

Segundo Terezinha Maggi, Mato Grosso é um Estado rico em produção, mas ainda tem muita gente vivendo em situação de miséria. “Essa parceria é mais uma soma de esforços do Governo do Estado e da iniciativa privada no combate à fome. Todos sabem que sou contra o assistencialismo, mas a doação de alimentos é um atendimento emergencial. De nada adianta ofertar um curso de capacitação se o cidadão estiver com fome. Ele não aproveitará nada. Já tivemos casos de alunos que desmaiaram de fome durante um curso executado pela Setec, e outros que levavam metade do lanche para casa para comer à noite. Temos que combater isso”, afirmou Terezinha Maggi.

O presidente da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Pedro Nadaf, explicou que o Mesa Brasil é um programa que busca complementar a refeição dos carentes com frutas, verduras e carnes. “As doações passam pela avaliação de uma nutricionista e são higienizados antes de chegar à mesa do cidadão carente. A Setec já desenvolve um excelente trabalho, em parceria com os clubes de serviço, igrejas e maçonaria, e agora soma com o Sesc em mais uma ação social”, afirmou Nadaf.

O Mesa Brasil é um programa que complementa a ação do Fome Zero nos Estados. Em Cuiabá, o programa já realizou mais de um milhão de atendimentos, por meio de 12 instituições receptoras cadastradas, totalizando mais de 222 toneladas, em um ano de funcionamento. Em Rondonópolis, o programa começou com 12 toneladas, sendo que nove toneladas foram repassadas pela Conab e três pela Setec.

Participaram do evento representantes do sistema Fecomércio (Sesc e Senac), autoridades de Rondonópolis e representantes da classe empresarial da cidade.




Fonte: PAMELA MURAMATSU

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376928/visualizar/