Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Agosto de 2004 às 14:50
Por: PAMELA MURAMATSU

    Imprimir


Rondonópolis, MT - “Liderança como ferramenta de gestão”. Este foi o foco da palestra proferida, na manhã deste sábado (07.08), aos participantes do 1º Seminário de Gestão promovido pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine) e Conselho Estadual do Trabalho, em Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá). O presidente da Federaçãodo Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Pedro Nadaf, foi o palestrante e abordou a importância de um líder e suas atribuições dentro de uma organização. O evento, que começou na sexta-feira (06), tem o objetivo de atualizar profissionalmente os participantes e estabelecer normas e procedimentos para o funcionamento dos postos do Sine em Mato Grosso.

Segundo a superintendente do Sine Matriz, Ivone Lúcia Rosset, o tema foi escolhido justamente para destacar aos participantes que eles, como responsáveis diretos pelo bom funcionamento dos postos do órgão, precisam exercer corretamente e com comprometimento a função de líder. “É preciso descentralizar as ações dos postos para que tenhamos bons resultados no trabalho de inclusão social dos cidadãos que procuram o Sine para alcançar uma vaga de emprego. E uma boa liderança é o ponto-chave para isso”, destacou Rosset.

Participam do seminário os coordenadores dos 15 postos de atendimento que o Sine possui em Mato Grosso, secretários municipais aos quais o órgão está vinculado no Município, conselheiros municipais e estaduais do Trabalho e funcionários da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, que coordena as ações do Sine no Estado.

Ainda no período da manhã deste sábado, foram ministradas as palestras “O novo perfil do Sine”, proferida pela superintendente do órgão em Mato Grosso, Ivone Rosset, e “Atuação do Conselho Estadual do Trabalho”, ministrada pelo presidente do Conselho, José Rodrigues. Na primeira palestra foram abordados itens essenciais para o funcionamento dos postos, como, por exemplo, atendimento ao trabalhador, requerimento ao seguro-desemprego e intermediação de mão-de-obra. Rosset também repassou aos coordenadores alguns critérios de padronização que os postos do Interior devem adotar, que foram fachada de identificação, mobiliário e sistema de informática.

O presidente do Conselho Estadual do Trabalho, José Rodrigues, destacou na sua palestra as atribuições e a importância do órgão e dos Conselhos Municipais. De acordo com Rodrigues, o conselho é um órgão deliberativo com relação às ações do Sine, como, por exemplo, abertura de novos postos de atendimento, aplicação dos recursos federais e cursos de capacitação.

No período da tarde, os participantes se dividirão em grupos de trabalho para debater a minuta de resolução proposta pelo Conselho Estadual do Trabalho que instituiu alguns critérios e normas para o funcionamento dos postos do Sine. O objetivo é que, ao final do evento saia, uma normatização do funcionamento do Sine em Mato Grosso.

INTEGRAÇÃO - A coordenadora do posto do Sine em Barra do Garças, Silvana Lopes Fleck, avalia como extremamente positiva a idéia de reunir todos as pessoas que atuam diretamente com o Sine. “O evento está servindo para que possamos discutir melhorias no funcionamento dos postos, debater e resolver problemas e também para integrar a equipe toda”, disse a coordenadora que, também acrescentou a necessidade de se realizar mais vezes eventos desta natureza e ampliá-los aos atendentes dos postos.




Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376938/visualizar/