Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 06 de Agosto de 2004 às 20:38
Por: EDNA PEDRO

    Imprimir


A conservação do potencial hídrico de Mato Grosso, o desenvolvimento sustentável e a cultura regional estarão em foco na 2ª edição do Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso, entitulado "Águas do Araguaia", que será realizado de 19 a 21 de agosto pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no município de Luciara (1.166 km ao nordeste da capital).

A proposta desenvolvida por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, entidades e organismos não-governamentais, marca a continuidade de um projeto iniciado no ano passado com a realização do Festival das Águas do Pantanal e que contemplará também, em 2005, a região da Amazônia, constituindo-se em um fórum de discussão sobre água e a vida que gira em torno dela.

Esse projeto foi articulado com base na inserção da Universidade em meio a Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal mato-grossense que envolve as três maiores bacias hidrográficas do Brasil: Amazônica, Araguaia-Tocantins e Bacia do Prata.

A escolha do município de Luciara para sediar o evento se deu devido a mobilização popular, de igrejas, e organismos não governamentais da região que se reuniram para formalizar o pleito de ampliar as discussões sobre água. "A história de luta e resistência do povo do Araguaia já relata o que vai ser o encontro. Quando dissemos sim ao apelo das cartas e solicitações para sediar o evento, assumimos o papel da Universidade de responder positivamente aos anseios da comunidade", afirma Solange Kimie Ikeda Castrillon, coordenadora geral do evento.

Entre as solicitações está a carta do bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, Pedro Casaldáliga, que elenca a importância da iniciativa da Unemat em promover o festival. "Agradeço e louvo pelo que se faça a favor de um Araguaia livre, bela riqueza do planeta água, dom de Deus", pontua Casaldáliga.

ENVOLVIMENTO SOCIAL- De caráter científico, cultural e artístico o evento consiste em oficinas, mini-cursos, palestras, mesas-redondas, exposições de arte, música, apresentações culturais e outras atividades. O evento irá envolver a comunidade local, movimentos sociais e populares, organizações religiosas, comunidade acadêmica, representantes governamentais, pesquisadores e especialistas, na busca de discutir a construção de políticas públicas para relação sustentável do homem com a água.

PARCERIAS- O Festival das Águas do Araguaia é realizado em esforço conjunto com a Prelazia de São Félix do Araguaia, Fórum de Lutas e Entidades de Cáceres(Flec), Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), tendo como parceiros o Ministério de Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep/MT), Universidade Federal de Mato Grosso e a organização não-governamental, WWF.





Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376973/visualizar/