Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 03 de Agosto de 2004 às 10:08

    Imprimir


Está acontecendo em Alta Floresta curso combate a incêndios florestais promovido pelo Corpo de Bombeiros. Esta semana, o capitão Vicente, especialista no assunto e graduado através de cursos realizados na região centro oeste, está ministrando aulas teóricas e práticas aos cursistas.

“Eu estou passando toda a experiência da tática, da técnica, de equipamentos, de modus operandi, e tentando adaptar à nossa região porque eles têm assuntos e formas de trabalhar muito interessantes, mas que às vezes não se adequam às realidades e características do nosso clima e vegetação”, definiu o oficial do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o capitão Vicente, há muito que se descobrir em termos de incêndios na região amazônica. Conforme informou, está sendo iniciado no Brasil esse estudo, diferente do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo. Em nosso país, esse combate é feito desde 1989 e existem muitos mistérios.

O assunto combate a incêndio ainda tem seus mistérios. O ecossistema matogrossense é muito rico, tendo a área de cerrado, pantanal e de floresta amazônica. Materiais a serem usados em incêndios, táticas de ação tendem a diferenciar e muito entre um ecossistema e outro.

O ideal, segundo salientou o oficial, é a prevenção, trabalho que vem sendo executado na região pelo próprio Corpo de Bombeiros em parcerias com instituições não governamentais. Ela é mais barata e assegura menos danos ao meio ambiente. “É mais interessante a prevenção do que no combate propriamente dito, e é isso que passamos aos nossos alunos”, acrescenta.

Ao sair dessa etapa do curso, as aulas práticas deverão acontecer de quinta a sábado, os alunos terão noções sobre como fazer a prevenção, o monitoramento, controle, uso de equipamentos, táticas e ações adequadas em cada situação.

Capitão Vicente destacou a importância do curso, elogiando o comando do Corpo de Bombeiros do município, ressaltando as dificuldades para se trazer um curso dessa natureza para o interior do Estado.




Fonte: Diário News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377258/visualizar/