Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 31 de Julho de 2004 às 09:01

    Imprimir


O governador Blairo Maggi avaliou como extremamente positiva sua visita à Argentina, em função do interesse despertado por Mato Grosso nos empresários daquele país. Segundo ele, os argentinos sabem da importância estratégica de Mato Grosso para a consolidação do Mercosul, já que o Estado é hoje o maior produtor de alimentos do Brasil. "Sempre uma viagem dessas é uma viagem de prospecção, de conversa. Tenho convicção que servirá para abrir negociações futuras não só para o Governo como também para muitos empresários do Estado. Hoje, na Argentina, você nota claramente o interesse que o Estado desperta nos empresários de vários setores, principalmente de alimentos e equipamentos", afirmou Maggi, por telefone.

O governador Blairo Maggi e comitiva estiveram visitando várias indústrias argentinas que tem interesse em investir em Mato Grosso. A visita também, segundo Maggi, demonstra a iniciativa do Governo de estabelecer contatos com empresários argentinos como forma de servir como instrumento de aproximação com os empresários mato-grossenses, auxiliando no fortalecimento das relações comerciais de Mato Grosso com a Argentina. "Os poucos empresários mato-grossenses que viajaram conosco, como o Mauro Mendes, diretor da Bimetal, fecharam negócios importantes na Argentina. O papel do Governo deve ser este mesmo, de mediar as relações", afirmou o governador, por telefone, à Rádio Secom.

Nesta sexta-feira (30.07), o governador conheceu o terminal de embarque de uma das indústrias pioneira na Argentina no processamento da soja e refino de óleo, a Vicentin SAIC. Situada na cidade de San Lorenzo, às margens do rio Paraná, o terminal concentra todas as exportações de grãos, óleos e subprodutos da empresa. Do local são realizadas operações de carregamento de cerca de 270 navios por ano. O porto é considerado um dos mais importantes do país pela sua operacionalidade e infra-estrutura de armazenamento. Deste terminal, a Vicentin exporta óleos de girassol, de soja, de algodão neutro branqueado.

A indústria Vicentin SAIC conta com uma refinaria, na cidade de Avellaneda, situada ao norte do estado de Santa Fé, equipada com moderna tecnologia, onde é processado diariamente 120 toneladas de soja e envasilhado 5.600 litros por hora, que são comercializado no mercado interno. Outra unidade da empresa está situada em Ricardone, perto da rodovia que liga as cidades de Santa Fé com Rosário, no local são realizados o processamento de sementes de soja, algodão e girassol. A empresa conta com a capacidade de processamento de 5.350 toneladas por dia, empregando 159 pessoas.

O Grupo envolve ainda indústria na área têxtil, por meio da Algodonera Avellanda S.A, considerada uma das principais beneficiadoras de algodão nacional e uma das principais exportadoras de fibra do produto. Conta com seis empresas beneficiadoras de algodão distribuídas em quatro estados do país - Santa Fé, Chaco, Santiago Del Estero e Formosa - que juntas beneficiam 2 mil toneladas por dia.

O governador Blairo Maggi e comitiva também estiveram visitando a matriz da empresa Metalfor, na cidade de Marco Juarez, que fica à 157 km da capital da Argentina. A Metalfor é uma das maiores fabricantes de pulverizadores e implementos agrícolas do país. Possui uma filial no Brasil, na cidade de Ponta Grossa (PR). O diretor da empresa para o Brasil, José Maria Bonavia, numa visita a Mato Grosso em julho desse ano confirmou instalação de uma unidade industrial no município de Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá). A empresa irá investir cerca de US$ 2 milhões na instalação da unidade, e na primeira etapa, deve gerar cerca de 30 empregos diretos. "A decisão da empresa por Mato Grosso se deve ao fato de este ser o maior mercado agrícola do país e acreditamos, assim, poder atender melhor à demanda de todo Centro-Oeste", destacou Bonavia, na época.

As negociações para instalação de uma unidade industrial da Metalfor em Mato Grosso tiveram início durante a realizada da Agrishow Cerrado 2004, quando o diretor-presidente da indústria, Luís Dadomo, esteve em Rondonópolis conversando com o governador Blairo Maggi e secretários. Agora na visita à Argentina, o governador retribuiu a visita, se reunindo com a diretoria da empresa.




Fonte: Secom/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377371/visualizar/