Maggi defende que MT e Argentina enfrentem juntos o mercado internacional
O embaixador Mauro Vieira sustentou que a visita do governador Blairo Maggi é importante para consolidar relações entre estado de Mato Grosso e as regiões da Argentina que apresentam similaridade com os mercados do Centro-Oeste. "Mato Grosso e Argentina estão entre os principais produtores de grãos do mundo, entre os maiores produtores de carne e têm realidades muito parecidas. Creio que se enfrentarem juntos o mercado mundial ambas as regiões terão melhores perspectivas nos seus negócios", disse Vieira.
O governador Blairo Maggi agradeceu a presença dos empresários e autoridades argentinas e disse que se sentia muito a vontade ao visitar o país, já que conhece a Argentina desde algum tempo e mantém relações muito próximas com empresários do país, citando nominalmente os diretores da Bungee, da Metalflor e de outras empresas ligadas aos negócios da indústria e do comércio.
O governador assegurou que sua viagem tem o propósito de buscar experiências conjuntas entre as duas regiões, tanto para melhorar as condições de produtividade quanto as questões de competição no mercado internacional. "Mato Grosso e Argentina têm negócios que são complementares. Não somos concorrentes, somos parceiros fortes de um mercado firme e consistente, principalmente na área de alimentos", declarou Maggi.
HIDROVIA - Durante a tarde desta quarta-feira, o governador e comitiva foram recebidos pelo secretário de Agricultura da Argentina, Miguel Campos, que, durante a audiência, manifestou o interesse de conhecer melhor as causa que impedem a ligação da Argentina com o Brasil através da hidrovia Paraná-Paraguai.
O secretário Miguel Campos disse que a hidrovia tem importância fundamental no comércio bilateral entre os dois países. Segundo ele, sua parte sul está em operação regular, podendo ser ampliada a capacidade de transporte e melhorada as condições de comércio entre as várias regiões do Brasil cortadas pela hidrovia. O secretário disse ainda que a hidrovia é o transporte mais competitivo para atender aos dois países e que gostaria de ver o projeto concluído no mais breve espaço de tempo.
Campos também informou ao governador e sua comitiva que as pesquisas arrgentinas sobre biodiesel se acham bastantes avançadas e, por isso, acha positivo discutir a alternativa de suprimento dos motores usados no transporte fluvial através do biodiesel, já que o combustível é biodegradável, apresentando menores riscos ambientais.
O governador Blairo Maggi convidou Miguel Campos para visitar Mato Grosso, o que foi prontamente aceito, sendo que um dos setores que merecerá maior atenção do secretário será a pecuária, onde novamente se apresentam as sinergias entre o Estado e a Argentina, pela tonelagem de carne produzida entre as regiões.
Em relação ao mercado de soja, o governador anunciou que, em função da pressão dos chineses para reduzir preços, há necessidade de Brasil, Argentina e Estados Unidos se unirem nas discussões deste mercado, para evitar que os chineses tentem ditar as regras. Diante da colocação do governador, o secretário revelou que há vontade da Argentina de compartilhar com o Brasil dos mesmos mecanismos regulatórios, para, juntos, defenderem os produtos latino-americanos no mercado mundial.
Todas as atividades do governador Blairo Maggi em Buenos Aires são acompanhadas pelo embaixador Mauro Vieira e seu staff, o que tem dado importância muito forte às reuniões da delegação de Mato Grosso.
TURISMO - O embaixador Mauro Vieira solicitou à secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, o envio de informações turísticas sobre Mato Grosso, visando integrar o estado ao projeto Visite o Brasil, desenhado via embaixada brasileira e desenvolvido com trades brasileiras e argentinas.
A secretária elogiou a iniciativa e se comprometeu a fornecer, nos próximos dias, as informações necessárias para que Mato Grosso possa se beneficiar com o programa.
PALESTRA - Na noite desta quarta-feira, governador e comitiva participam da Exposição Lar Rural 2004, realizada na Sociedade Rural de Palermo, na região central de Buenos Aires.
Em seguida, o governador participa das comemorações dos 30 anos da Metalfor, em stand montado na própria feira, onde profere palestra a empresários convidados. A Metalfor é uma empresa Argentina que está estudando a ampliação dos seus negócios no Brasil.
Comentários