Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 29 de Julho de 2004 às 09:00
Por: ANDRÉIA FONTES

    Imprimir


Adido Cultural do Brasil nos Estados Unidos e diretor do Brazilian-American Cultural Institute, o professor José Neistein vai proferir em Cuiabá, no próximo dia 05, uma palestra sobre “A Visão da Arte Brasileira no Exterior”. Neistein, que vem conhecer Mato Grosso a convite do presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB), afirma ainda que sua intenção é conhecer mais profundamente a arte local e tentar organizar uma exposição de artistas mato-grossenses na Galeria de Arte do Instituto de Cultura em Washington.

O professor afirma que além de falar sobre como é vista a cultura brasileira principalmente nos Estados Unidos e na Europa, vai ressaltar características da África e do Japão. Ele vai visitar diversas exposições em Cuiabá, o Pantanal Mato-grossense e a Chapada dos Guimarães. A palestra será no Auditório Milton Figueiredo (Plenarinho), na Assembléia Legislativa.

O professor é autor de um livro de aproximadamente 600 páginas que traz toda a bibliografia de artes do Brasil desde o século XVI até o século XX. Ele conta que foram 25 anos trabalhando neste projeto, no qual estão incluídos artistas de Mato Grosso.

Em análise à cultura mato-grossense, Neistein afirma que ela é “fortemente regional e, por isso, tem um perfil muito acentuado, que não se confunde com outras regiões do Brasil”. “Por ser decididamente regional, precisa ser mostrada ao mundo, para ser conhecida, pois tem um grande alcance internacional”.

O professor chega em Cuiabá no próximo dia 02 e ficará até o dia 06 de outubro. Sua visita conta com a parceria da Assembléia Legislativa com a Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Associação Cuiabana de Belas Artes (ACUBÁ), Associação Mato-grossense de Artistas Plásticos (AMTAP), Associação Visual de Mato Grosso (AVIMT) e Fecmat.

“Para os artistas plásticos, a visita do professor José Neistein é a oportunidade de estarem mostrando seus trabalhos para quem realmente entende de arte e que poderá estar levando nossos talentos para fora do Estado e do país. É a oportunidade para expandir as artes plásticas que é o carro chefe da cultura mato-grossense”, ressalta a presidente da Federação das Entidades Culturais de Mato Grosso (Fecmat), Marlene Kischesch.

José Neistein também é membro do Conselho Cultural da Biblioteca do Congresso dos EUA; crítico de arte e literário, tendo artigos costumeiramente publicados nos seguintes jornais: Washington Post – EUA, Jerusalém Post – Israel; professor nas universidades de Coimbra, Jerusalém, Washington e São Paulo; editor do anuário Latino-Americano da Biblioteca do Congresso dos EUA; professor visitante da Universidade da Pensilvânia; ex-professor das Universidades de Viena e Berlim; membro da Associação de Críticos de Artes de Paris; e têm vários livros e ensaios publicados na Europa, Estados Unidos e Brasil.

Evento cultural O próximo evento internacional, com o apoio da Embaixada Brasileira em Washington, o “Salão Internacional MADE IN BRAZIL”, ocorre no período de oito de outubro a 31 de dezembro. Paralelamente estará sendo promovida uma exposição de Patchwork e outras artes em tecido, com temas tipicamente brasileiros.

Estes eventos visam divulgar a arte brasileira no exterior e beneficiar as relações entre os povos brasileiros e norte americanos. Estão sendo convidados artistas pintores com obras com tema “Brasil”.




Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Riva

Comentários

Deixe seu Comentário