Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Julho de 2004 às 18:25
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


A servidora Neuza Maria da Silva Moraes, copeira da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), teve uma rotina diferente nesta terça-feira (27.07). Ela participou das ações básicas de prevenção à saúde e segurança no trabalho, desenvolvidas no saguão da instituição aos servidores da sede, por meio da Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho. “É muito bom saber que a instituição valoriza e se preocupa com o servidor, independente do cargo que ele ocupe”, disse a prestadora de serviço.

Durante todo o dia, assim como Neusa Moraes, servidores efetivos, terceirizados, comissionados e estagiários foram vacinados contra gripe. Além disso, puderam auferir pressão arterial com um médico especialista em Medicina Ocupacional, receber massagem rápida no pescoço, coluna e membros superiores por duas fisioterapeutas, orientações básicas sobre caminhada com um professor de educação física e mini-palestras com uma nutricionista sobre a importância alimentar e prevenção de doenças ocupacionais.

Segundo o secretário Adjunto de Gestão, Emanoel Gomes Bezerra Junior, foram adquiridas 1400 doses de vacina contra a gripe para os servidores, bem como contratados alguns profissionais da área de saúde para desenvolver as ações. “A iniciativa atende a política de valorização do servidor público. Queremos dar melhores condições de trabalho aos nossos servidores, valorizando a qualidade de vida e o ambiente onde desenvolvem suas funções”.

A ação, destaca Bezerra Junior, não é restrita apenas aos servidores da sede da Sefaz, pois está sendo realizada desde o dia 19 de julho aos servidores fazendários que atuam nos Postos Fiscais Flávio Gomes (saída para Rondonópolis) e Correntes (divisa com Mato Grosso do Sul), e Agências Fazendárias de Ouro Branco do Sul, Rondonópolis, Juscimeira e Jaciara. “Também vamos estender as atividades para os demais servidores fazendários do Estado e unidades de atendimentos da Sefaz”, lembra.

Os servidores aprovaram a iniciativa. “Achei fantástico o que a Sefaz está proporcionando para os funcionários. Prevenir doenças é observar que a administração está preocupada com a nossa saúde e bem estar”, elogia a agente de tributos estaduais, Ana Maria Brandão. A opinião é compartilhada pelo agente de administração financeira, Márcio Carlos de Carvalho, que diz ser uma oportunidade para os servidores abrirem os olhos e começarem a se cuidar mais. “Devemos ter cuidado com a nossa saúde. A ação é um grande passo”.

PREVENÇÃO – Desde o ano passado a Sefaz vem desenvolvendo ações de prevenção à saúde na sede, nos postos fiscais e nas agências fazendárias. Para a gerente do Programa Qualidade de Vida na Sefaz, Maria Angélica Bonni Wiedtheuper, o simples fato de auferir a pressão de um servidor, pode detectar se ele tem hipertensão arterial. “Diagnosticamos que existe um alto índice de servidores hipertensos e com diabetes, devido à idade (acima de 50 anos) e sedentarismo. Por isso estamos tomando providências para evitar esses problemas, principalmente nos postos de fiscalização”.

Uma ação preventiva como a que está sendo feita, explica o médico Erleno Aquino, pode evitar vários problemas no futuro. “O fato de detectar precocemente doenças como hipertensão e diabetes, permite um diagnóstico inibidor de sérias conseqüências lá na frente”.

A escolha da fisioterapia do trabalho se dá pela preocupação com um sistema de qualidade total, pela promoção da saúde do servidor e incentivo a novos hábitos de vida por intermédio de um método de prevenção, preparando o corpo para as exigências do trabalho.

Segundo a fisioterapeuta, Tuliane Patrice Fanchi, prevenir é o melhor remédio para evitar lesões e maiores complicações à saúde. “Percebemos na Secretaria de Fazenda que a qualidade de vida entrou no ambiente de trabalho dos servidores, que com a correria do dia-a-dia acabam deixando para trás os cuidados com a saúde. Por isso a importância de desenvolver essas atividades preventivas dentro da empresa, contribuindo para o bem estar dos funcionários”.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377479/visualizar/