Prefeitos ameaçam fechar hospital por falta de recursos no interior do Estado
Os prefeitos que integram o Consórcio Regional de Saúde do Médio Araguaia poderão tomar uma decisão radical nos próximos dias caso o Governo do Estado não faça o repasse dos recursos da saúde: fechar o Hospital Paulo Alemão, em Água Boa. Além do fechamento, eles ameaçam também entrar com uma ação judicial para garantir a verba.
Reunidos nesta sexta-feira (26), em Água Boa, prefeitos e secretários de saúde dos 10 municípios que fazem parte do consórcio reconheceram que a situação do hospital é crítica. Os médicos já estão paralisados e fornecedores estão sem receber.
Na semana que vem os prefeitos esperam serem recebidos em audiência pelo governador Silval Barbosa para discutir a questão. O presidente do consórcio, Walter Farias, prefeito de Canarana, admite a possibilidade de paralisar por completo o atendimento do hospital. “Vamos aguardar até o final do ano pelo repasse”, disse. Atualmente, estão sendo atendidos apenas os casos com maior gravidade.
De acordo com levantamento do Consórcio, o Governo do Estado terá que repassar cerca de R$ 1 milhão e 300 mil reais para o Hospital Paulo Alemão. Nesta semana o Estado fez o repasse de R$ 480 reais, porém, o dinheiro não foi suficiente para equilibrar as finanças. (Com informações da Rádio Interativa FM)
Comentários