Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 22 de Julho de 2004 às 18:54
Por: Gleid Moreira

    Imprimir


A radiação, que em princípio pode assustar pela falta de conhecimento da população sobre o termo, está ajudando diariamente a salvar vidas, a manter a saúde e proteger o meio ambiente.

O processo com radiação gama constitui-se em uma poderosa tecnologia que pode ser aplicada em alimentos, pedras preciosas e semipreciosas e até no sangue humano, para uso em transfusões, principalmente após cirurgias de transplantes de órgãos.

No caso dos alimentos, eles recebem doses controladas de radiação gama e permitem que tanto os de origem animal quanto de origem vegetal durem mais tempo. A quantidade de radiação aplicada elimina bactérias, fungos e outros microorganismos sem interferir no sabor, valor nutritivo e demais características.

A polêmica sobre radiação ou não tem explicação no estande do Ministério da Ciência e Tecnologia da Expociência, na 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

No país, a técnica é desenvolvida num laboratório-piloto localizado em Belo Horizonte (MG) e utiliza a irradiação em produtos que são comercializados em exportações por exigência dos próprios países que recebem os produtos brasileiros. A irradiação de alimentos tem aprovação da ONU e já chegou a mais de 50 países. Pelo mundo, a técnica é usada em grãos, carnes, ovos, temperos, frutas e legumes.

No Brasil, segundo o expositor Wellington Antônio Soares, o processo passa por testes e os alimentos irradiados ainda não têm autorização para a comercialização. No entanto, frisou que o Laboratório de Irradiação Gama está operando no país com utilização comercial para o exterior. “A técnica é usada no exterior há 40 anos, aqui (Brasil), operamos com atraso”, observou Wellington.

No caso das pedras preciosas, Wellington explicou que a técnica é usada no exterior com pedras brasileiras, que depois são vendidas no Brasil a “preço de ouro”. A pedra irradiada acelera em milhões de anos a formação de cores, o que resulta em minérios até mil vezes mais valiosos.

Segundo o expositor Roberto Fraga, o principal da irradiação nos alimentos é a qualidade que eles passam a ter depois do processo. Exemplificou o caso de um morango. O fruto sem irradiação, dura em média 4 dias, com a irradiação pode durar até 12 e com excelente qualidade para consumo.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377712/visualizar/