Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Julho de 2004 às 18:27
Por: Carlos Martins

    Imprimir


A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) vai assinar um convênio com a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), regional de Mato Grosso, para a construção da sede dos escoteiros no Parque Ecológico Massairo Okamura, localizado na região do CPA, em Cuiabá. A autorização foi dada na manhã desta terça-feira (13.07) pelo governador Blairo Maggi, durante encontro com a presidente da UEB/Mato Grosso, Valéria Freire Moura Telli. A sede da UEB funcionava numa sala onde funcionava a sede do SOS Criança, mas desde que o prédio foi vendido, há três anos, os escoteiros ficaram sem um local apropriado.

O deputado estadual Carlos Brito acompanhou a reunião com o governador, juntamente com o presidente da Fema e secretário Especial de Meio Ambiente, Moacir Pires. Nesta quarta-feira (14.07), pela manhã, Pires se reunirá com dirigentes da UEB para a assinatura do convênio. “A idéia é também capacitar os monitores dos escoteiros, para que possam orientar os visitantes”, explicou Moacir Pires. O convênio a ser celebrado conterá claramente quais serão as atribuições dos escoteiros e suas responsabilidades em ajudar na preservação do parque, que foi inaugurado no dia 8 de abril e tem uma área de 11,93 hectares, além de uma reserva complementar de 41 hectares. Nos limites do parque existem nascentes que constituem a cabeceira do córrego do Barbado, formador da maior bacia de contribuição do Rio Cuiabá, dentro de sua área urbana.

Outro assunto discutido no encontro com o governador foi o a formação de uma parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). “Por meio da parceria, os escoteiros poderão participara de cursos profissionalizantes e também fazer cursos em outras áreas, como educação ambiental”, disse Brito, um dos apoiadores da entidade que está completando 41 anos de instalação em Mato Grosso. O governador Blairo Maggi disse que nos próximos dias será marcada uma reunião entre a Setec e a UEB para discutir uma parceria. “Existem muitas atividades sociais, em benefício da comunidade, as quais os escoteiros podem participar”, disse Blairo Maggi.

O projeto que será elaborado prevê a construção de um espaço que possua uma sala administrativa e também um espaço que sirva de depósito. O projeto será encaminhado para a Secretaria de Infra-Estrutura, que será a responsável pela construção. “Queremos impulsionar o movimento do escotismo em Mato Grosso. E essa parceria com o Governo do Estado será fundamental para que isso aconteça”, disse a presidente da UEB/Mato Grosso, Valéria Telli. Apenas em Cuiabá, o movimento conta com mais de 200 escoteiros, com idade a partir dos sete anos.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378123/visualizar/