Repórter News - reporternews.com.br
Professores são treinados para utilizarem rádios como ferramenta pedagógica
Professores de 20 escolas estaduais participam, nesta segunda e terça-feira (12 e 13.07), no Hotel Fazenda Mato Grosso, do II Seminário e Workshop do Educom.Rádio, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Durante os dois dias, os professores vão aprender a manusear os equipamentos, a linguagem radiofônica e dicas de produção. O aprendizado será aplicado futuramente quando as rádios forem instaladas nas escolas para serem usadas como ferramenta pedagógica.
O Educom.Rádio faz parte do curso de extensão universitária sobre práticas educacionais, por meio da linguagem radiofônica. O projeto envolve as escolas de Ensino Médio da região Centro-Oeste. Em Mato Grosso está sendo implantado por meio de uma parceria da Seduc, Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de São Paulo (USP).
O treinamento está sendo ministrado por cinco profissionais do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Foram selecionados para o curso dois professores de cada escola. De acordo com o coordenador do Educom.Rádio, Luciano Ferreira Morais Sobrinho, a capacitação inclui ainda o terceiro seminário, com data prevista para setembro. “Depois de concluído o treinamento dos professores, o MEC fará o repasse dos equipamentos para escolas”, informou.
O projeto Educom.Rádio foi implantado em 2001, em 460 escolas municipais da cidade de São Paulo (SP), com o objetivo de combater a violência escolar, segundo informou o coordenador da área técnica do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, Eduardo Vicente. “O projeto trouxe não só a criança para dentro da escola, mas também seus pais. Com mais tempo na escola, o aluno passou a cuidar do patrimônio público, além de tornar-se menos violento”, analisou.
Na avaliação do professor Robson Braga da USP, responsável pela implantação do projeto em Mato Grosso, o II Seminário Educom.Rádio vai ajudar a consolidar o projeto no Estado. “Vamos aprofundar as questões conceituais e a capacitação técnica”, explicou.
O gestor educacional da Escola Estadual Indígena São José, localizada em General Carneiro (449 km de Cuiabá), Tarley Nunes, vê como um desafio à participação dos indígenas neste projeto. “Esta iniciativa irá nos proporcionar maior sintonia com as demais unidades”, disse. Tarley está participando do seminário junto com outros dois professores indígenas da etnia Xavante.
O gestor educacional acrescentou que a escola dará todo o suporte necessário para a implantação do projeto, mas a parte pedagógica vai ser definida pelos professores, de acordo com a realidade indígena. A escola São José atende 430 alunos indígenas, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, de 20 aldeias da região de Sangradouro em General Carneiro. A maioria da etnia Xavante, sendo dois alunos Bororos.
PRÁTICA - Nos dias 14, 15 e 16, os alunos do Ensino Médio da EE Presidente Médici, mais os professores de quatro escolas de Cuiabá e duas de Várzea Grande, que foram contempladas com o projeto, terão atividades intensivas com os profissionais da USP. Os alunos participarão nos dias 18 a 23, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) da 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Cerca de 70 alunos farão a cobertura radiofônica do evento.
O Educom.Rádio faz parte do curso de extensão universitária sobre práticas educacionais, por meio da linguagem radiofônica. O projeto envolve as escolas de Ensino Médio da região Centro-Oeste. Em Mato Grosso está sendo implantado por meio de uma parceria da Seduc, Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de São Paulo (USP).
O treinamento está sendo ministrado por cinco profissionais do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Foram selecionados para o curso dois professores de cada escola. De acordo com o coordenador do Educom.Rádio, Luciano Ferreira Morais Sobrinho, a capacitação inclui ainda o terceiro seminário, com data prevista para setembro. “Depois de concluído o treinamento dos professores, o MEC fará o repasse dos equipamentos para escolas”, informou.
O projeto Educom.Rádio foi implantado em 2001, em 460 escolas municipais da cidade de São Paulo (SP), com o objetivo de combater a violência escolar, segundo informou o coordenador da área técnica do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, Eduardo Vicente. “O projeto trouxe não só a criança para dentro da escola, mas também seus pais. Com mais tempo na escola, o aluno passou a cuidar do patrimônio público, além de tornar-se menos violento”, analisou.
Na avaliação do professor Robson Braga da USP, responsável pela implantação do projeto em Mato Grosso, o II Seminário Educom.Rádio vai ajudar a consolidar o projeto no Estado. “Vamos aprofundar as questões conceituais e a capacitação técnica”, explicou.
O gestor educacional da Escola Estadual Indígena São José, localizada em General Carneiro (449 km de Cuiabá), Tarley Nunes, vê como um desafio à participação dos indígenas neste projeto. “Esta iniciativa irá nos proporcionar maior sintonia com as demais unidades”, disse. Tarley está participando do seminário junto com outros dois professores indígenas da etnia Xavante.
O gestor educacional acrescentou que a escola dará todo o suporte necessário para a implantação do projeto, mas a parte pedagógica vai ser definida pelos professores, de acordo com a realidade indígena. A escola São José atende 430 alunos indígenas, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, de 20 aldeias da região de Sangradouro em General Carneiro. A maioria da etnia Xavante, sendo dois alunos Bororos.
PRÁTICA - Nos dias 14, 15 e 16, os alunos do Ensino Médio da EE Presidente Médici, mais os professores de quatro escolas de Cuiabá e duas de Várzea Grande, que foram contempladas com o projeto, terão atividades intensivas com os profissionais da USP. Os alunos participarão nos dias 18 a 23, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) da 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Cerca de 70 alunos farão a cobertura radiofônica do evento.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378157/visualizar/
Comentários