Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Julho de 2004 às 16:58
Por: Silvia Ribeiro

    Imprimir


A Justiça Eleitoral criou um sistema de informações na Internet para prestação de contas antes das eleições. Quem receber e quem doar poderá prestar informações diretamente ao juiz eleitoral de quanto recebeu e de quanto gastou. Os dados podem ser acessados no site do Tribunal Regional Eleitoral de cada Estado. A divulgação durante a campanha é facultativa.

Para o diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, a prestação de contas durante a campanha dá mais subsídios ao eleitor na hora da decisão do voto. "Quem paga quem nas eleições é uma informação muito importante para que o eleitor entenda quais são os interesses no jogo das eleições, para depois comparar o padrão de financiamento do candidato que foi eleito com o seu comportamento administrativo", afirma.

Pressão dos doadores

Os partidos já planejam declarar gastos e doações antes das eleições. Em Porto Alegre, os candidatos à prefeitura Raul Pont (PT) e José Fogaça (PPS) revelam que os dados estarão nos sites de suas campanhas. Contudo, nem todas as informações poderão ser lançadas na Internet, uma vez que os comitês pedirão autorização aos doadores para divulgar os números durante a campanha.

Em São Paulo, a candidata do PT, Marta Suplicy, ainda não definiu se exibirá suas contas antes das eleições. O tema será debatido pela comissão de finanças. Paulo Maluf (PP) não prevê a divulgação das contas antes das eleições, segundo informou o presidente do comitê financeiro, Jordi Shiota. Já a candidata do PSB, Luiza Erundina, vai criar no site da campanha um espaço para a prestação de contas com um balanço dos gastos.

"Nós não teremos em hipótese alguma caixa dois. O empresário sabe que nome será colocado e a imprensa acompanhará o ritmo das doações. Isso serve como amostra para a sociedade brasileira de que é possível fazer campanha eleitoral com transparência", afirma Ivan Seixas, coordenador de comunicação da campanha de Erundina.

O PSDB de José Serra planeja divulgar gastos e doações de campanha antes das eleições. O presidente do diretório municipal da legenda, Edson Aparecido, disse que o PSDB se reuniu na semana passada com membros do TRE-SP para definir a divulgação.

"Precisa ver como as pessoas que vão prestar informações vão se posicionar. Não adianta só o PSDB disponibilizar. Só um (dos lados) divulgar não cumpre o papel de esclarecer todos os dados", pondera Aparecido. A definição deve acontecer até o fim desta semana.

Para Cláudio Weber Abramo, eventual argumento de que a divulgação causa constrangimento aos doadores é uma "desculpa extremamente preocupante". "Revela uma preocupação muito maior com os interesses dos doadores do que com os interesses dos eleitores", avalia.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378161/visualizar/