Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Julho de 2004 às 16:28
Por: Geane Moreira

    Imprimir


Tangará da Serra, cidade com 28 anos de emancipação político-administrativa, cerca de 60 mil habitantes, considerada uma das mais bonitas e modernas do estado, começa a se humanizar. É que rampas de acesso a portadores de deficiência estão sendo construídas ao longo de toda a Avenida Brasil, nas esquinas e principalmente nas faixas de pedestres.

A iniciativa partiu de um empenho pessoal do atual secretário de planejamento, o arquiteto Lucas Gomes, juntamente com o poder público municipal. As obras estão sendo executadas através da Secretaria de Infra-estrutura e quem passa pela Avenida hoje pode ver o recorte nas calçadas das esquinas, que depois são quebradas e dão lugar às rampas.

“Humanizar”, aliás, é o nome do projeto idealizado pela professora Idalina Meurer, que hoje é a atual diretora da Escola 13 de Maio e há dois anos já pedia rampas e mais respeito aos portadores de deficiência em Tangará da Serra. Um projeto, que acabou envolvendo todos os alunos da Escola, mobilizou a sociedade de forma geral, e agora começa a dar frutos.

Para Idalina Meurer, ver as rampas sendo construídas nas ruas tangaraenses é uma grande alegria, que representa também a conquista do Projeto Humanizar e a valorização do trabalho dos professores e alunos da escola pública, que “tanto trabalharam para que o ideal do Projeto Humanizar se tornasse realidade e a cidadania fosse exercitada”.

Mas mesmo com as rampas começando a serem feitas, o Projeto Humanizar não pára por aí. Segundo Idalina, a partir do mês de agosto, as atividades do projeto retornam e a Escola 13 de maio começa a fazer novas mobilizações para conscientização sobre os direitos do portador de deficiência. “Vamos começar a nos organizar e buscar apoio também para a 2a. Caminhada Humanizar em prol do portador de deficiência, que tem data marcada para 21 de setembro, que é o Dia Nacional de Luta do Portador de Deficiência”, destacou, dizendo esperar que o que está sendo feito em Tangará da Serra, sirva de exemplo também em outros municípios, para que esses também adotem rampas e outras ações que facilitem o acesso do portador de deficiência.




Fonte: Redação RepórterNews/Tangará da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378171/visualizar/