Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 12 de Julho de 2004 às 13:41
Por: Ana Moreira

    Imprimir


A cultura mato-grossense se destacou na Festa dos Estados - 2004, realizada entre os dias 9 e 11 de julho, em Brasília (DF). O estande da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso foi premiado como o mais bem decorado. A delegação de artistas e agentes culturais foi a maior com aproximadamente 140 integrantes.

Por onde a comitiva passava arrastava a multidão. Vila Bela de Santíssima Trindade mostrou o Chorado, Santo Antônio do Leverger o Boi-a-Serra, o Siriri e o Cururu, Poconé os Mascarados e Lucas do Rio Verde a integração entre o clássico e o popular, por meio da dança. Adir Sodré deu uma mostra da intensidade artística do Estado com uma performance.

No estande, redes e violas de cocho foram confeccionadas por artesãos, numa demonstração do rico processo artesanal destes ícones. A gastronomia regional como o guaraná ralado, o licor de pequi e o canjinjin também fizeram sucesso.

DIVERSIDADE – O estande da Secretaria de Estado de Cultura foi eleito o mais bonito da Festa dos Estados - 2004. Em 100 metros quadrados foi instalada uma pequena mostra das manifestações populares da região. No final do evento, domingo, dia 11, o grupo recebeu troféu e diploma como parte da premiação.

A Festa dos Estados é organizada pelo Itamaraty, acontecendo este ano no Camping Shopping na Capital Federal, Brasília. Quinze Estados da Federação e mais 15 países participaram com estandes.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378194/visualizar/