Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 10 de Julho de 2004 às 19:15

    Imprimir


Na primeira rodada de pesquisa Ipec/DataDiário, após homologadas as candidaturas em convenções, o candidato tucano, deputado federal Wilson Santos, está tecnicamente empatado com o deputado estadual Sérgio Ricardo (PPS), respectivamente, com 24,45% e 24,08% das intenções de votos.

Em terceiro lugar está o candidato petista, procurador do Estado, Alexandre Cesar com 11,92%, seguido do postulante do PMDB, vereador Totó Parente, com 8,23%. Os quatro candidatos nanicos, que lançaram seus nomes, no último prazo estabelecido pela legislação eleitoral, no dia 30, têm menos de um ponto percentual das indicações dos votos.

Edézio do Carmo (PTN), Carlos Caetano Carlão (PSTU), Manuel Olegário (PT do B) e Josué Neves (Prona) estão, respectivamente, com 0,61%, 0,49%, 0,37% e 0,25%. Outros 5,90% declararam que votarão em branco ou nulo. 23,71% não responderam ou não opinaram à pesquisa estimulada.

O diretor do instituto, João Albert, explicou que não houve queda dos candidatos, mas sim um realinhamento em função da definição dos candidatos a vice e dos partidos aliados. Anteriormente, mesmo sem passar pelas convenções, os nomes dos postulantes majoritários colocados se tratavam apenas de expectativa.

Segundo ele, nesta nova fase do processo eleitoral, não tem como comparar com as pesquisas anteriores. Esta pesquisa ouviu 814 pessoas, abrangendo todas as regiões da Capital. O método utilizado foi o “Survey”. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com uma margem de 95% de segurança.

Na modalidade expontânea Wilson Santos desponta com 12,04% contra 8,60% de Sérgio Ricardo. Alexandre Cesar continua na terceira posição com 5,65% das intenções de votos. Totó Parente tem 1,72%. Porém, 71, 25% do eleitorado cuiabano continua indeciso.

Num eventual segundo turno, na primeira simulação, considerando que Wilson Santos e Sérgio Ricardo sejam os favoritos, o tucano tem vantagem em relação ao pepessista. Neste caso, o tucano teria 30,59% contra 29,12%. Uma margem de 8,72% dos eleitores confirmaram que votarão nulo ou em branco e 31,57% não responderam ou não quiseram opinar.

Numa segunda simulação, colocando os nomes de Sérgio Ricardo e Alexandre Cesar, o primeiro seria eleito com 33,78% contra 19,66% dos votos. Neste item, aumentou o número de eleitores que não votariam de maneira alguma em nem um dos nomes com 10,93%. Outros 35,63% optaram por não responder.

Na terceira simulação, abrangendo os candidatos Wilson Santos e Sérgio Ricardo, o tucano teria uma vantagem maior com 38,21% e o petista ficaria com 16,46%. As indicações de votos branco e nulos também aumentam para 11,43% e 33,91% evitaram responder ao questionamento.

Embora seja a primeira pesquisa depois de homologados os candidatos pelos seus respectivos partidos, este ano o Diário divulgou quatro rodadas de pesquisas, levando em consideração à época os nomes mais cogitados.

Nesta consulta pública, foram feitas 24 perguntas aos entrevistados, sendo que 469 do sexo masculino e 345 mulheres.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378274/visualizar/