Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Julho de 2004 às 10:27
Por: Priscila Rosa da Silva Souza B

    Imprimir


Muita gente não nota, mas nós temos dois currículos. Um é aquele padrão, onde você relaciona a história de sua vida profissional, suas realizações, seus conhecimentos, sua formação escolar, etc. Esse é, por assim dizer, seu currículo formal. Geralmente, é com ele que você se apresenta às empresas. Impresso ou em meio eletrônico, ele é o seu cartão de visitas. Deve ser bem elaborado, conciso e objetivo. Poderá abrir portas em suas buscas, ou mesmo fechá-las.

O outro currículo é você mesmo. Esse é o currículo que será analisado e confirmará o outro, que é composto por palavras e afirmações. A questão é como elaborar esse outro, que podemos chamar de "currículo você".

Isso é tarefa de uma vida inteira; mas se pode dizer que sempre é possível realizar mudanças profundas, determinadas por suas pretensões ou por imposições do mercado. Por exemplo: você pode iniciar uma nova formação aos 40 anos e com isso criar uma nova possibilidade de realização. A tarefa está longe de ser fácil. Exige esforço, dedicação, sacrifício, etc. Porém, todas se incorporarão ao seu currículo formal e podem trazer frutos. Mas, o mais importante é que você ampliará consideravelmente o "currículo você".

O "currículo você" é mais sutil. Ele contém elementos que não são listados no currículo formal. Sutilezas, que são determinantes, tanto profissionalmente quanto na vida de forma geral. Seus interesses, sua formação cultural, sua percepção do mundo e das pessoas. Enfim, você, como ser integral, terá influência direta em suas conquistas e em seu progresso, pessoal e profissional.

Então, vou me permitir oferecer algumas dicas sobre o que você pode (ou deve) fazer para enriquecer a construção do "currículo você". Em primeiro lugar: leia muito. Leia temas profissionais, eles são importantes para mantê-lo atualizado sobre sua atividade e mesmo sobre outras. Mas, sobretudo, leia romances, poesia, filosofia, história contemporânea e antiga, porque isso aprimora sua alma; você melhora como ser humano; compreenderá melhor o mundo e as pessoas; afinal, é com elas que trabalhamos, não é?

Além disso, desenvolva atividades que permitam relaxar: caminhadas, ginástica, meditação; tudo isso melhora seu equilíbrio, dá serenidade e lhe deixa mais centrado. Cultive relacionamentos, em especial com a família; dedique um horário diário para brincar com seu filho, mesmo que ainda não tenha - um dia deverá ter - lembre que ele quer você e não a segurança material que pode proporcionar. Atenção especial à pessoa com quem você decidiu viver sua vida; cultive o amor. Estudos indicam que pessoas felizes na vida conjugal obtêm melhores resultados profissionais. Se não vive essa situação ainda, prepare-se para ela.

Note que há muita gente que não vê vida fora do trabalho. A razão disso é que construíram uma vida sem alternativas de expressão, terminam por se jogar no trabalho para encontrar sentido em estar vivo. Isso não é saudável e afeta o desempenho profissional, também.

Outro ponto importante: valorize as idéias que não lhe são simpáticas. Nelas pode haver algo de novo que você ainda não se deu conta. Aprecie o contraditório, ouça as idéias que são muito diferentes das suas. A diversidade é renovadora e permite ampliar sua visão do mundo. Por princípio, tenha a dúvida como companheira: ela é a mãe de toda ciência.

Sintetizando, torne sua vida interessante. As pessoas com as quais trabalha ou irá trabalhar, valorizam isso; não só elas, o mundo valoriza isso. Quando o "currículo você" é atrativo, as pessoas querem tê-lo por perto, percebem que você tem muito mais a oferecer, além dos seus conhecimentos profissionais. Pode não parecer, mas esse é um critério de seleção de pessoas que tem peso determinante na definição de uma contratação.

Então é isso, invista em você e sucesso!

*Priscila Rosa da Silva Souza Barboza Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas Especialista em Finanças e Controladoria Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clinica • Professora nas Disciplinas: Gestão de Recursos Humanos, Introdução à Informática e Informática na Educação, para os Cursos de Administração Geral, Administração Negócios e Marketing e Pedagogia na Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas/ICE. • Professora na Disciplina: Estágio I para o Curso de Administração Geral na Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas/ICE • Professora Orientadora para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para os últimos semestres do Curso de Administração Geral na Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas/ICE. • Professora na Disciplina: Administração de Relacionamento com o Cliente, para os Cursos de Administração Geral, Administração com ênfase em Recursos Humanos e Administração com ênfase em Marketing no ICEC/UNIP - Instituto Cuiabá de Educação e Cultura.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378479/visualizar/