Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Julho de 2004 às 08:39
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Criadores de Animais de Mato Grosso (Acrimat), durante a 40ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), maior feira agropecuária do Centro-Oeste, que ocorre de 8 a 18 deste mês, estão sendo rigorosamente inspecionados e identificados. Cerca de 7 mil animais estarão expostos nos 26 leilões previstos, cujo faturamento será da ordem de R$ 15 milhões.

Três equipes do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) - cada equipe é formada por um médico veterinário e quatro assistentes técnicos de defesa agropecuária - estão recebendo animais que só podem entrar no parque com a Guia de Trânsito Animal (GTA) a fim de assegurar a certificação e promover a certificação e controle da sanidade animal.

Ao todo, na unidade do Indea na Acrimat, 32 pessoas trabalham nas atividades de vigilância e defesa sanitária animal. "Os animais chegam com o GTA e passam por exame criterioso. Se houver algum sintoma de doença não entra no parque", afirmou o chefe responsável pela unidade, médico veterinário Luiz Alberto de Matos.

De acordo com regulamento da Expoagro, as declarações, exames e atestados sanitários devem ser emitidos na origem e estar devidamente assinado por médico veterinário. Os animais, informou Luiz Alberto, são submetidos a exames e comprovação de vacinação contra a febre aftosa, brucelose, tuberculose e ectoparasitas, entre outros. "O objetivo do Indea é cuidar da sanidade animal e o bom atendimento ao público. Estamos concentrando todos os esforços para realizar as nossas atividades", disse Luiz.

Durante a exposição, os animais terão assistência médico-veterinária, sob responsabilidade da comissão organizadora do evento. Conforme o regulamento, somente serão admitidos nos currais do parque os animais munidos de cabrestos. Os animas com idade acima de 20 meses somente serão admitidos no recinto se tiverem Registro Definitivo (RGD).

A FEIRA - A Expoagro é uma promoção do Governo do Estado e Acrimat. Um dos objetivos do evento é comparar os índices de desenvolvimento da pecuária estadual com a nacional, através de apresentação de espécies e produtos. Mais: visa estimular os criadores da necessidade e vantagens de uso de tecnologia na aplicação de métodos de seleção, práticas zootécnicas e sanitárias do rebanho numa maior adoção do controle e registro genealógico. O evento também tem como finalidade proporcionar intercâmbio entre selecionadores, criadores e produtores rurais, para troca de informações, possibilitando oportunidades de negócios de compra e venda.

Nesta edição, a expectativa dos organizadores é superar os números registrados no ano passado. Este ano, a Expoagro conta com cerca de 400 expositores, 30% a mais que no ano passado .A expectativa de público é de 300 mil pessoas nos 11 dias de evento, pelo menos, 50 mil a mais que no ano passado. O volume de negócios registrados nos leilões também deve ser maior que o registrado em 2003.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378501/visualizar/