Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 06 de Julho de 2004 às 19:06
Por: Sérgio Fernandes

    Imprimir


deputada Verinha Araújo, do PT, criticou a maneira como o Executivo aprovou, hoje pela manhã (terça-feira), a alteração do subsídio dos professores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). De acordo com ela, o reajuste aprovado, de 7,67%, o mesmo dado aos professores da Rede Estadual, fere a autonomia da instituição, já que a própria Reitoria da Unemat defendia ter condições para um aumento maior, de 12%.

Verinha lembrou que numa recente reunião realizada na sala do líder do governo, deputado René Barbour (PPS), ficou praticamente acertado que os deputados apoiariam a proposta da Reitoria. O deputado José Riva (PTB), presidente do Legislativo, informou que o governador Blairo Maggi não concordou com o aumento de 12%.

Além de Verinha, a proposta aprovada recebeu críticas do deputado José Carlos do Pátio, do PMDB. De acordo com ele, o orçamento da Unemat está amarrado ao crescimento da arrecadação do Estado e, como esta vem apresentando um bom desempenho, o Executivo teria condições de oferecer um reajuste maior. O reajuste dos professores, contido na Mensagem n.º 45, tem o mesmo percentual do reajuste dos demais servidores, que tramita em outra mensagem.

A deputada Verinha mostrou que, conforme documentos da Associação dos Servidores da Unemat (Adunemat), o reajuste deveria ter um percentual de 25,42%, que é a inflação acumulada de janeiro de 2002 a janeiro de 2004. “O problema é que o governador Blairo Maggi desconhece a inflação de 2002, antes de ele assumir o governo e não inclui também na proposta a inflação já registrada este ano”, criticou Verinha.

Ela destacou que a proposta do Executivo não contempla o que determina a Constituição Federal, em seu artigo 37 e nem a Lei Complementar 100, sobre a carreira dos servidores da instituição. A deputada informou ainda lembrou que o secretário Waldir Teis tem declarado a intenção de diminuir o orçamento da Unemat, dos atuais 50 milhões de reais, para 40 milhões.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378692/visualizar/