Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Julho de 2004 às 15:42
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde entregou um veículo marca Gol, à Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla (Aspem/MT), sediada no bairro CPA. A presidente da Associação, Marines Roberta de Carvalho, recebeu as chaves do veículo das mãos do superintendente-adjunto de Gestão, Rodolfo Carlos Ribeiro Daltro, na manhã desta sexta-feira (02.04), na sede da associação.

A cessão do veículo, em regime de comodato, foi originada por um pedido do presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Marinho Botelho (PFL), à secretária do Trabalho Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, que se sensibilizou com as necessidades da Associação e pediu ao secretário de Saúde, Marcos Machado, que viabilizasse o atendimento ao pedido do vereador. Marcos Machado determinou então, ao seu adjunto de Gestão, que começasse o processo de comodato para que a Aspem tivesse o veículo pedido. ”A tramitação do processo foi rápida. Levou apenas 25 dias para a associação receber o carro devido as necessidades dos portadores de Esclerose Múltipla, que pertencem a Aspem. Os recursos para a aquisição vieram do Tesouro Estadual, explicou Rodolfo Daltro.

A esclerose múltipla é uma doença degenerativa e crônica, de causa desconhecida, que ataca o sistema nervoso central. Ela endurece a bainha de mielina que reveste as fibras do sistema nervoso. Com isso o paciente começa a perder a visão, audição, a capacidade da fala e até mesmo os movimentos.

Luis Marinho disse que considera a Esclerose Múltipla uma das piores doenças que já conheceu. Ele lembrou que conheceu a Aspem há quase dois anos e que ficou sensibilizado com as necessidades dos membros dela. Foi isso que o motivou a pedir o veículo ao Governo. “Eles precisam do carro para conseguir se deslocar de um lugar para o outro, pois a doença impede até seus movimentos”, contou.

Marines Roberta disse, ao receber o veículo, que parecia estar sonhando. “Agora os portadores da esclerose múltipla poderão receber melhores cuidados médicos, pois já temos como ir até os lugares onde nos tratamos”, afirmou a presidente enquanto ligava o motor do automóvel que será usado para facilitar a ida dos cerca de 50 portadores de esclerose múltipla que existem em todo o Estado de Mato Grosso.

A Aspem/MT foi criada em 10 de agosto do ano 2000. A associação atua na área de suporte aos portadores da Esclerose Múltipla ajudando-os com fisioterapia, psicologia e outros cuidados, gratuitamente. Maquines Roberta disse que, uma vez por semana, cerca de 27 portadores da doença se reúnem na associação, para trocar experiências.

O veículo gol é de 2001, modelo 2002, quatro portas, com lugar para cinco pessoas e com ar condicionado.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379025/visualizar/