Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 02 de Julho de 2004 às 10:40
Por: Mara Carnevale

    Imprimir


Com o tema “Água” os pais e toda comunidade escolar da Escola Estadual Dom José do Despraiado, de Cuiabá, participaram nesta quarta-feira (01.07), da 1ª Amostra sobre os trabalhos do Projeto “Qualidade de Vida“. Os rios Cuiabá, Coxipó e os Córregos 4ª Feira e Batimpé foram pesquisados in loco pelos alunos do Ensino Fundamental.

Além das exposições, os jovens apresentaram danças, peças teatrais, um estudo sobre a fauna e flora, animais silvestres e peçonhentos, insetos e pedras da região.

De acordo com a coordenadora do projeto “Qualidade de Vida”, a professora Maria Laura da Silva Moraes, o projeto foi implantado na escola no ano passado e tem como objetivo esclarecer as crianças sobre educação ambiental e cidadania. “É uma maneira de resgatar a auto-estima e combater a violência entre os jovens, além de novos conhecimentos é uma forma de mostrarmos para os pais os trabalhos desenvolvidos na escola”, disse.

Ela recorda que no ano passado, por meio do projeto os jovens realizaram pesquisas sobre lixo e água. “Retomamos o tema água, com as pesquisas in loco, e para o segundo semestre estudaremos o corpo humano, voltado para a questão saúde e não estética”, afirmou.

A Escola, que funciona com o sistema de ciclos, conta com nove salas de aula, e atende a 18 turmas divididas em dois períodos, num total de 600 alunos. A exposição encerrou-se com um almoço típico cuiabano.

ESCOLA CICLADA - Com o objetivo de manter as crianças e os jovens na escola, aprendendo cada vez mais. O Ensino Fundamental foi estruturado em três ciclos de aprendizagem (de 6 a 9 anos-infância, de 9 a 12 anos- pré-adolescência, de 12 a 15 anos adolescência) e cada ciclo tem duração de três anos. Ela prevê, além da reorganização das turmas, mudanças no currículo, na maneira de ensinar na relação professor-aluno, na organização dos tempos e espaços e na forma de avaliação dos alunos.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379095/visualizar/