Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 01 de Julho de 2004 às 09:53

    Imprimir


A sonda Cassini-Huygens entrou na órbita de Saturno depois de atravessar seus anéis, tornando-se a primeira nave a chegar a essa proximidade do planeta. A sonda, que custou US$ 3,3 bilhões, acionou seu principal propulsor durante 95 minutos nesta quinta-feira para então desacelerá-lo o suficiente para ser capturado pela gravidade do sexto planeta do sistema solar.

A nave percorreu mais de três bilhões de quilômetros em cerca de seis anos para chegar a Saturno.

A missão consiste em duas naves separadas que viajam juntas. A sonda Cassini, construída por americanos, vai passar quatro anos na órbita de Saturno, observando o planeta e suas 31 luas conhecidas. A nave-robô européia Huygens vai pousar em Titã, a maior lua do planeta, em janeiro.

Trata-se de uma cooperação entre a agência espacial americana Nasa, agência espacial européia Esa e agência espacial italiana.

Os pesquisadores do centro de controle da missão no Laboratório de Jato Propulsão da Nasa, na Califórnia, aplaudiram e comemoraram quando foi confirmado que Cassini estava na órbita correta.

Atraso

Os pesquisadores recebem sinais da sonda com atraso de mais de 80 minutos por causa da distância do planeta.

Havia um temor de que, se Cassini não realizasse suas manobras corretamente, ela acabaria lançada para fora do sistema solar pela gravidade de Saturno.

Cientistas esperam agora que a missão produza importantes pistas sobre como os planetas se formaram.

Eles querem aprender mais sobre a composição de Saturno - em sua atmosfera há fortes tempestades, o centro do planeta é feito de rocha derretida, e há também seus misteriosos anéis.

Acredita-se que os anéis sejam formados por resíduos de cometas, asteróides e luas.

A Cassini contém instrumentos para medir campos magnéticos, ondas de rádio, poeira cósmica, luz infravermelha e ultravioleta.

Em dezembro, a nave vai lançar Huygens para Titã, a única lua do sistema solar com uma atmosfera densa, onde há algumas das condições para a existência de vida.

A missão leva os nomes de astrônomos dos séculos 17 e 18, Jean Dominique Cassini e Christiaan Huygens.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379165/visualizar/