Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Junho de 2004 às 16:16
Por: André Michels

    Imprimir


O Detran-MT, em parceria com o Denatran, realiza durante toda esta semana, em Cuiabá, o Curso Técnico Básico de Trânsito. Além de servidores da autarquia (Capital e do Interior), participam funcionários da SMTU, Sinfra e PM (MT/AC). São cerca de 50 alunos.

Cuiabá é a nona capital a receber o treinamento, que será aplicado em todos os Estados. O curso é oferecido pelo Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes (CEFTRU) da Universidade de Brasília (UNB). As aulas começaram nesta segunda-feira (28.06), pela manhã, com carga horária de 40 horas.

De acordo com a coordenadora da UNB, Leila Queiróz, o CEFTRU treina profissionais de todas as regiões e tem como principal colaborador o Ministério dos Transportes. Além de capacitação, o Centro desenvolve tecnologias e métodos de trabalho, por meio de pesquisas e parcerias com outras instituições, como é o caso do governo japonês, que através da Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA), colabora com equipamentos e qualificação de técnicos.

O presidente do Detran, Moisés Sachetti, fez a abertura do curso dizendo que as estatísticas só vão mudar se houver educação aliada à capacitação dos profissionais. “Se cada um assumir a sua responsabilidade, nós poderemos mudar este Estado”, avalia.

Segundo dados do Denatran, os acidentes de trânsito custam ao país cerca de R$ 10 bilhões anualmente. Mato Grosso gasta R$ 200 milhões, dinheiro que daria para construir 20 mil casas populares por ano.

Ministram as aulas os professores Roberto Vitor Pavarino (leis e educação para o trânsito), Rosâgela Gasparini (engenharia de tráfego), José Lima Cintra (fiscalização). As aulas vão até a próxima sexta-feira, das 8h às 18h, no hotel Mato Grosso, em Cuiabá.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379431/visualizar/