Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Junho de 2004 às 13:00
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Campo Novo do Parecis, MT – Levar os serviços públicos oferecidos pelo Governo do Estado às comunidades indígenas. Com esse objetivo, o governador Blairo Maggi esteve mais uma vez em visita às aldeias da etnia Paresí, no município de Campo Novo do Parecis (a 385 km a Médio-Norte de Cuiabá), na última sexta-feira (25.06), onde também participou da abertura da 4a edição dos Jogos dos Povos Indígenas Paresí-Halití. O governador esteve acompanhado dos secretários de Estado Terezinha Maggi, Luiz Antônio Pagot, Cloves Vetoratto, do adjunto de Educação, Antônio Carlos Máximo e do prefeito do Município, Jesur José Cassol.

Antes da visita à aldeia Seringal, onde foram realizados os jogos, Maggi percorreu a parte da reserva indígena Paresí até a aldeia Bacaval, a 30 quilômetros do Município, para conhecer o trajeto da nova estrada que liga as duas aldeias e as pontes sobre os rios Sacre e Verde que foram construídas pelo Governo na reserva.

Na aldeia Bacaval, o governador foi homenageado pela cacique Miriam e pelo neto dela, recebendo uma peça de artesanato produzido pelos índios. “Mais uma vez venho trazer o apoio do Governo em uma área que convivemos há muito tempo, pois meu pai já convivia aqui antes e dessa forma demonstro também o carinho que temos com todo esse povo”, afirmou Maggi.

Na aldeia Bacaval, a associação Waimaré, coordenado pelo índio Arnaldo Zunizakae desenvolve um projeto de auto-sustentabilidade e de educação. Na agricultura, segundo Arnaldo, eles pretendem plantar mil hectares de arroz, sendo que 500 serão iniciados ainda este ano. “Já temos em parceria com uma empresa os insumos para o plantio, como sementes, adubo, que depois vamos pagar em produto. Agora falta somente o maquinário”, afirmou Arnaldo.

Na aldeia Seringal, a 22 quilômetros de Campo Novo do Parecis, o governador realizou a abertura dos jogos indígenas, que reuniu cerca de dois mil índios de 17 aldeias da região.

Os índios Irantxe realizaram uma apresentação de boas vindas à comitiva, seguida de uma dança dos Paresís. Maggi abriu as competições com o jikunahati, ou futebol de cabeça, modalidade esportiva própria dos povos indígenas.

Para o Paresí Roni Azoinae, coordenador dos jogos e professor na aldeia, a competição é uma forma de reunir sociedade envolvente e índios, com o objetivo de preservar a cultura dos povos. “O nosso objetivo vem sendo alcançado ao longo desses quatro que já realizamos os jogos, e desmistificar a imagem do índio”.

“Além de poder participar, procuramos trazer o Governo para junto dos povos indígenas. E essa integração pode ser ainda maior, pois propus ao João Garimpeiro e ao cacique Narciso para organizarmos um grande encontro de todas as etnias de Mato Grosso em Cuiabá para discutirmos mais a situação e as reivindicações dos povos”, ressaltou o governador.

Após os jogos, os líderes indígenas se reuniram com o governador e comitiva para apresentar algumas reivindicações dos Paresís na área de infra-estrutura, que serão analisadas pelo Governo do Estado.

Acompanharam Maggi, além dos secretários de Estado Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego e Cidadania), Luiz Antônio Pagot (Infra-Estrutura), Cloves Vetoratto (Assuntos Estratégicos), os prefeitos de Campo Novo e de Sapezal, além de autoridades locais.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379464/visualizar/