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Educação/Vestibular
Sábado - 26 de Junho de 2004 às 20:10
Por: Aluizio de Azevedo

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Os alunos mato-grossenses que terminam o Ensino Fundamental estão saindo da escola com graves deficiências nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. É o que apontam os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados recentemente pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

A avaliação, que foi realizada com 300 mil estudantes de todo o país, revela que apenas 1,2 % dos estudantes sai da 8ª série com um nível de conhecimento adequado na disciplina de Matemática; uma queda de 0,2% em relação à última avaliação, realizada em 2001. Ao contrário, mais da metade deles (52,4%) estão localizados no estágio crítico, enquanto que 8,9% estão em um estágio muito crítico. Os outros 37,5% avaliados estão no estágio intermediário de conhecimento.

Dessa forma, verifica-se que mais de 60% dos alunos avaliados não conseguem resolver questões simples para a oitava série do Ensino Fundamental. Eles desconhecem as funções trigonométricas para a resolução de problemas e em muitos casos não resolvem questões com uma pergunta. Ou seja, estão muito aquém do exigido, pois não conseguem transpor o que está sendo pedido no enunciado, para uma linguagem matemática específica.

A situação dos estudantes mato-grossenses, no que diz respeito à matemática, é bem parecida com a média dos estudantes da região Centro-Oeste. O resultado dos alunos que estão em um nível adequado (2,41%) ou em um nível intermediário (42,91%) é um pouco maior que a média de Mato Grosso (1,2% e 37,5%, respectivamente).

Dos alunos avaliados no Centro-Oeste, 6,55% encontram-se em um estágio muito crítico, e 48,12% estão em um estágio crítico. Já a média brasileira na disciplina de Matemática evidencia que a classificação dos alunos: 7,3% encontram-se em um estágio muito crítico; 49,8% em um estágio crítico; 39,7% no intermediário; e 3,3% adquiriram os conhecimentos adequados para a conclusão do Ensino Fundamental.

PORTUGUÊS - Em Língua Portuguesa o resultado geral é um pouco melhor, porém continua ruim se comparado com o ano de 2001. Dos alunos avaliados, 4,9% estão em um estágio muito crítico, ou seja, não são conseguem ler adequadamente. Outros 25,8% estão em um estágio crítico; portanto incapazes de fazer interpretações de textos mais complexos e não desenvolveram habilidades para dar continuidade aos estudos na série subseqüente.

Do total de alunos, apenas 5,8% estão com um nível adequado, e há uma queda de 0,4% neste percentual, se comparado com 2001, quando 6,2% dos avaliados estavam neste nível. A maior parte deles, 64,4% encontram-se em um estágio intermediário, ou seja, desenvolvem níveis de leitura e habilidades próximas as do nível exigido para a 8ª série. Outros 24,8% encontram-se num estágio crítico.

Na região Centro-Oeste, o número de alunos, que estão no nível muito crítico (3,96%) e no nível crítico (19,53%), é menor do que os avaliados em Mato Grosso (muito crítico: 5,8%; crítico: 24,8%). Os resultados da região central também são melhores nos níveis intermediário (67,34%) e adequado (9,18%).

No Brasil, a média também é inferior a média do Centro-Oeste, mas superior a média mato-grossense. Dos estudantes avaliados, 4,8% foram classificados em um estágio muito crítico; 33% em um estágio crítico, 63,8% no intermediário; e somente 9,3% no nível adequado.




Fonte: Secom - MT

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