Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 26 de Junho de 2004 às 10:35
Por: Juliano Velasco

    Imprimir


Na próxima semana, nos dias 28 e 29, os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa, analisam a viabilidade das propostas apresentadas pelos várzea-grandenses durante Audiência Pública, realizada no município. Algumas sugestões devem ser inseridas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA). Os deputados têm até dia 30 de junho para discutir e aprovar as emendas.

O município de Cáceres encerra, nesta segunda-feira (28), o ciclo de audiências públicas que discute a LDO e o PPA. Em Várzea Grande, as principais reivindicações foram de saneamento básico, segurança, educação e geração de empregos.

O deputado Campos Neto (PFL), representante da cidade, sugeriu que o governo estadual instale a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), no município.

Segundo dados do SINE/MT (Sistema Nacional de Empregos), no ano de 1995, houve 17.165 pessoas inscritas. Desse total, 3.778 conseguiram uma colocação no mercado de trabalho, mas a oferta era de 7.855 vagas. No ano de 2002, foram 61.682 inscritos, onde 13.508 foram empregados e havia 27.766 vagas. “Isso quer dizer que sobraram vagas, não foram preenchidas por falta qualificações. A administração pública precisa oferecer cursos de especialização. A Unemat é uma das soluções ao problema, uma vez que oferece ensino gratuito”, disse Campos Neto.

Outras deficiências do município também foram apontadas pelo deputado, entre elas, abertura de parques ecológicos, instalação da Delegacia da Mulher e um amplo programa de capacitação de mão-de-obra e geração de emprego e renda. Construção do viaduto da Avenida da FEB, obra que vai evitar o alto índice de acidentes, e implantação da Polícia Comunitária, no Distrito Industrial. Além da construção do Hospital Regional, na região do Cristo Rei e um Centro de Convivências para idosos.

Para o presidente da Câmara de Várzea Grande, vereador Walace Guimarães (PFL), hoje o governo Blairo Maggi tem condições de fazer um planejamento orçamentário “que realmente atenda os anseios da população”. O secretário de Planejamento, Yênes Magalhães garantiu que o Estado vai procurar contemplar a maioria das solicitações dos municípios.

Representantes da União de Moradores de Bairros de Várzea Grande (Univab), Associação de Mães do Grande Cristo Rei e presidentes de partidos políticos do município apresentaram várias reivindicações aos deputados.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379577/visualizar/