Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Junho de 2004 às 07:51

    Imprimir


A Associação dos Municípios com Potencial Turístico – Amptur está organizando uma viagem técnica de prefeitos e profissionais ligados à área de turismo ao município de Bonito (MS), considerado o melhor destino do ecoturismo no país. A visita vai acontecer de 4 a 9 de julho e vai contar com a participação dos prefeitos de Reserva do Cabaçal e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Ezequiel Ângelo Fonseca e de Nobres e presidente da Amptur, Flávio Dalmolin. Participam ainda os consultores da Amptur, Francisco Lacerda e Francisco Moura, entre outros.

O objetivo é conhecer as estratégias adotadas para transformar Bonito em uma das principais atrações turísticas do país. “A visita será importante para saber como Bonito, em pouco mais de 10 anos, transformou-se em uma referência turística, com planejamento e um eficiente modelo de gestão”, assinalou o presidente da AMM, Ezequiel Ângelo Fonseca.

“A participação da comunidade foi fundamental para tornar a cidade um pólo turístico”, esclarece o prefeito de Nobres, Flávio Dalmolin.

A cidade de Nobres, localizada a cerca de 140 quilômetros de Cuiabá, é um dos municípios de Mato Grosso que mais se assemelha a Bonito, com rios cristalinos, grutas, cavernas e rios subterrâneos.

A saída da equipe de Cuiabá está prevista para o dia 4 (domingo). Na segunda-feira (5), o grupo realiza uma visita técnica à Indústria de Cimento da Camargo Correa, reconhecida por sua integração com o meio ambiente e cercada por cachoeiras, rios e florestas intactas. No mesmo dia, está programada uma visita à cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura, a mais alta de Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira (6), está prevista a ida à Gruta do Lago Azul, com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Estão também programadas visitas às Grutas de São Miguel, situadas na Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas e a Alto do Rio Formoso.

Na quarta-feira (7), o grupo visitará a Estância Mimosa e o balneário municipal de Bonito e na quinta-feira (8), o Parque Ecológico Baía Bonita, um aquário natural. O retorno será no dia 9 (sexta-feira).

Experiência de sucesso – Bonito despontou como um dos principais pólos do ecoturismo no país em 1993, quando foi implementado o primeiro curso profissional de formação de guias regionais. Atualmente, o município recebe cerca de 200 mil turistas por ano e conta com 121 guias formados, 77 estabelecimentos de hospedagem, 12 campings, 32 agências de turismo receptivo, cerca de 40 passeios organizados e aeroporto para vôos fretados.




Fonte: Assessoria/AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379650/visualizar/