Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 22 de Junho de 2004 às 17:39
Por: Juliano Velasco

    Imprimir


O deputado estadual Campos Neto (PFL) recebeu no último domingo (20), um documento com cerca de cinco mil assinaturas para implantação da Universidade de Mato Grosso- Unemat, em Várzea Grande. Estudantes e moradores do Cristo Rei assinam a favor do projeto de lei do pefelista que vai ser apresentado hoje, às 17h, na Assembléia Legislativa. Ele solicita um campus da Unemat na “Cidade Industrial”. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEP, somente 12% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior, e de cada 10 universitários, quatro não terminam os estudos no tempo esperado. Na maioria dos casos o problema é o alto custo das mensalidades.

Em 2004, o custo médio dos cursos chega em torno de R$ 589,74 totalizando cerca de R$ 7.076,86 por ano. Neste cálculo, não foram computados gastos com material escolar, livros, transporte e alimentação. Conforme o deputado, o mercado de trabalho exige qualificação, mas as vagas ofertadas pelas universidades públicas são limitadas.

O projeto ainda prevê convênios com estabelecimentos públicos e privados para realização de estágios. Várzea Grande apesar de ser um pólo de vendas e manutenção de máquinas agrícolas, não dispõe de muitos profissionais qualificados nesses setores. Mato Grosso é uma região agroindustrial, porém as faculdades existentes não oferecem cursos de Engenharia Agrícola e Mecânica.

“Este projeto oferece aos jovens oportunidades de se enquadrarem às exigências do mercado, com custo apenas dos materiais didáticos. Vamos lutar para que cursos de Engenharia Agrícola e Mecânica sejam oferecidos pela Unemat, em Várzea Grande”, disse Campos Neto. Nos últimos dez anos, o número de estabelecimentos privados de ensino superior aumentou 116%, pulou de 666 em 1992, para 1.442 em 2002. O IBGE alerta: a educação brasileira continua muito abaixo dos padrões necessários a uma economia competitiva.

No município, o ensino superior vem sendo ofertado somente pelas instituições privadas. Em 1999, existiam 15 cursos com 2.027 alunos matriculados. Em 2000, 18 cursos e um total de 3.238 estudantes. Em 2001, foram 22 cursos e 7.667 universitários matriculados.

Unemat - A instituição tem sede na cidade de Cáceres, interior do Estado e se faz presente em dez regiões geo-educacionais. Conta com um total de dez Campus Universitários: oito funcionando com cursos regulares (Cáceres, SINOP, Alta Floresta, Alto Araguaia, Pontes e Lacerda, Nova Xavantina, Barra do Bugres e Tangará da Serra) e mais dois que funcionam com cursos de Licenciaturas em regime parcelado (Luciara e Colíder).




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379799/visualizar/