Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 22 de Junho de 2004 às 12:38

    Imprimir


Com o objetivo de estimular idéias inovadoras de gestão pública entre Procuradores, Promotores de Justiça e servidores, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso traz hoje, diretamente de São Paulo, o Espetáculo Einsten. A apresentação da peça, restrita aos integrantes da Instituição, acontecerá no teatro do Sesc Arsenal, às 20h.

O espetáculo é mais um instrumento utilizado pelo Ministério Público para implementação do Programa de modernização administrativa, que visa o desenvolvimento e a melhoria do capital intelectual da Instituição.

No espetáculo Einsten, a ação se passa em 1949. Com humor e sensibilidade, Einstein - em seu aniversário de 70 anos - faz uma reflexão sobre a sua vida enquanto se veste para um jantar para arrecadar fundos para Universidade Hebraica de Jerusalém.

No início da peça, ele ensaia um discurso, fazendo disto um trampolim para um desabafo sobre sua popularidade, sua origem judáica, sua religiosidade. Em dúvida se faz o discurso ou toca violino, ele acaba por descrever com inesperada simplicidade a sua Teoria da Relatividade, integrando-se com a pláteia.

Lembra sua convivência com os cientistas na Alemanha até 1930. Fala de seu processo criativo e da importância de questionar conceitos estabelecidos. Revela suas idéias e pensamentos sobre o universo e o ser humano. Analisa a violenta perseguição aos judeus e o domínio nazista. Reafirma suas convicções humanistas condenando toda a forma de opressão ao indivíduo.

A peça desenvolve-se em tom confessional - com importantes variações dramáticas - do jeito engraçado como narra sua infância à dor de sua desatenção familiar e sua vocação solitária.

Situando o gênio sobre o ponto de vista estritamente humano, o espetáculo alcança seu ápice quando trata a relação ciência e poder, compondo com íntima dramaticidade a histório do maior cienteista do século 20.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379859/visualizar/