Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 22 de Junho de 2004 às 08:23

    Imprimir


A Viação Xavante Ltda acaba de fazer um investimento de quase R$ 4 milhões ao adquirir sete veículos da era dos superônibus. Os carros passam a integrar a frota da empresa, composta por 60 ônibus. A Xavante detêm 20 linhas, ligando a região do Araguaia, Barra do Garças e Cuiabá, em Mato Grosso, e o Distrito Federal (Brasília). Os ônibus fabricados pela Marcopollo, categoria cinco estrelas, têm como marca o conforto e a segurança.

De acordo com o empresário Geraldo Quirino Souza Junior, sócio-proprietário da empresa, o investimento foi feito com 50% de recursos próprios e outra metade financiada pelo FCO, através do Banco do Brasil. A Xavante foi a única empresa do segmento a conseguir tal financiamento com taxa de pagamento de 10% ao ano.

Os novos veículos possuem dois andares, medem entre 3,80 e 4 metros de altura, apresentam quatro televisores coloridos, banheiro com porta côncavo (arredondada), ar condicionado, frigobar, 44 poltronas hidráulicas e até compartimento para a instalação de uma cama para funcionários. O interior do ônibus, no segundo pavimento, lembra a de um avião. Enquanto o motorista fica no primeiro setor do ônibus, os passageiros ficam num segundo setor. Por causa dessa divisão, os ônibus são chamados Superônibus LA (Low drive).

“Com a renovação da frota, nós diminuímos o custo de manutenção dos veículos. Como os carros têm um ou dois anos de garantia qualquer manutenção eventual será coberta por ela. Isso nos dá mais rapidez, porque o usuário também busca agilidade nos serviços”, ressalta Quirino. Para o empresário, esse investimento é uma resposta à preferência do usuário pelos ônibus da nossa empresa. Embora a Xavante tenha uma tarifa 20% superior à de sua concorrente, localizada no Estado de Goiás, ainda é preferida na região.

“Uma das razões dessa preferência, além da qualidade de nossos ônibus, é a segurança. Somos a única empresa com monitoramento de segurança, com escolta dos veículos”, enfatiza o empresário. Segundo ele, a idade média da sua frota é de dois anos e quatro meses. “É maior que a média de oito anos dos ônibus do transporte intermunicipal de passageiros”, informou o presidente do Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Passageiros do Estado do Mato Grosso (Setromat), Júlio César Lima, ao destacar a importância do investimento feito pela Xavante, afiliada à entidade.

O diretor-regulador Antônio Gabriel Muller, representante da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager/MT), elogiou a iniciativa do empresário e disse que esse é caminho para a oferta de um serviço de qualidade ao usuário do transporte intermunicipal de passageiros. “A resposta da Ager para esse investimento é o compromisso de fazer a sua parte como gestor, promovendo a fiscalização e criando caminhos para estabelecer uma concorrência saudável no setor”, enfatizou, durante solenidade de apresentação dos superônibus, ocorrida sábado (19) à noite, no “Spasso Bufet”, em Barra do Garças (a 494 km de Cuiabá)

A Xavante transporta uma média 60 mil passageiros/mês e possui cerca de 200 funcionários. A empresa está localizada em Barra do Garças, pólo turístico do Vale do Araguaia. Por causa dessa condição, todos os superônibus que circulam a partir de hoje (21) trazem em destaque na parte traseira do superônibus a imagem de Barra do Garças e a mensagem “um caso de amor com o Vale do Araguaia”. “Em nossas garagens sempre ouvíamos apelos para que, por causa do turismo, atuássemos na divulgação da região e de suas praias. Agora as belezas do Araguaia também são transportadas em nossos ônibus”, concluiu.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379920/visualizar/