Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 21 de Junho de 2004 às 14:13
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


O governador do Estado do Mato Grosso, Blairo Maggi, e o secretário de Estrado de Infra-estrutura (Sinfra), Luiz Antônio Pagot, vão inaugurar 50 casas no município de Santo Afonso. O conjunto habitacional foi construído com o recurso do Fundo Estadual de Habitação e Transporte (Fethab), sendo composto de toda a infra-estrutura urbana, como rede de água, energia elétrica e pavimento. Segundo o prefeito da cidade, Venceslau Botelho de Campos, as casas vão minimizar o déficit habitacional do município, que é formado por remanescente de garimpo, e no momento está se reconstruindo economicamente.

Dos 3,2 mil habitantes de Santo Afonso, cerca de 12% não têm casa, ou moram em condições precárias. Por esse motivo, o Governo entregará mais 50 bolsas ‘Material de Construção’ (BMC) até o final de 2004. As BMC’s contemplam as famílias que possuem o terreno, no entanto moram sem o mínimo de estrutura, ou em locais de risco. Vale ressaltar que tanto as BMC’s como as casas do Fethab são direcionadas a pessoas que ganham até dois salários mínimos.

O município está se desenvolvendo no setor da pecuária, enfatizando a produção de leite e seu beneficiamento. Em Santo Afonso existem dois laticínios, que terão mais facilidade de venda e transporte de produção com as obras realizadas nas estradas da região.

TRANSPORTE - Para ver os investimentos do Estado em Santo Afonso, basta andar pelas ruas e rodovias do município. O governo, por meio da Sinfra, construiu 20 km de estradas vicinais, bem como a recuperação e restauração de rodovias estaduais que passam pela cidade.

Ao todo, o Governo garantiu mais de 138 mil para as estradas do município. Esse valor foi dividido entre as obras e reforma de equipamentos. Na MT-339, foram recuperados 22 Km, que custaram R$ 50 mil. Também foram reativados uma motoniveladora, uma pá-carregadeira e dois caminhões basculantes, utilizando o programa Pró-reforma, que tem o objetivo de recuperar máquinas desativadas por falta de manutenção e restauração. As máquinas serão direcionada a recuperação da MT-240, bem como as obras municipais.

HISTÓRICO - A cidade surgiu da exploração de borracha e diamante, sendo que por volta de 1912, a localidade recebeu uma estação telegráfica intermediária entre Parecis e Barra do Rio Bugres, instalada pela Comissão Rondon.

Já em 1940, José Gratidiano Dorileo possuía um barracão de zinco, destinado a depósito de látex. O lugar servia como ponto de referência para orientação regional da Serra de Tapirapuã. Por Santo Afonso passou a Coluna Prestes em 1927, a caminho da Bolívia.

O desenvolvimento teve maior impulso a partir de 1959. Questões fundiárias surgiram na região, tendo a Prelazia de Diamantino entrado com ação judicial em favor dos posseiros legais. Novo impulso migratório, em 1975, deu configuração a Santo Afonso.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379967/visualizar/