Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 17:53
Por: Antônio de Souza/Carlos Martin

    Imprimir


São José do Xingu, MT - Localizado na nova fronteira agrícola de Mato Grosso, o pequeno Município de São José do Xingu (1.130 km a Nordeste de Cuiabá) começa a viver uma fase de franco desenvolvimento. Há três meses, uma unidade da Cargill começou a funcionar na cidade e, para suprir as 200 vagas diretas abertas, foi preciso trazer gente de fora. A empresa, que recebe a produção de soja – e exporta dali para a Europa e Estados Unidos – está de olho na região, que possui grandes áreas disponíveis para o agronegócio. A disposição do Governo do Estado, de dar atenção especial ao Vale do Araguaia, evidenciada em várias obras já realizadas, sinaliza às empresas de que a Araguaia é um bom lugar para se investir.

“O Governo de Mato Grosso é um exemplo para o Brasil inteiro. É um modo novo de governar, diferente do que vinha ocorrendo. Já estávamos cansados dos Governos que passaram e não fizeram nada pela Araguaia”, diz o prefeito Hélio do Carmo (PMDB), 65 anos, que se prepara para inaugurar, nesta sexta-feira (18.06), ao lado do governador Blairo Maggi, a Escola Estadual Antônio Gomes Primo.

São José do Xingu tem, atualmente, em torno de 7 mil habitantes e começou a ser colonizado na década de 1980. Entre os migrantes, a maior leva veio de Goiás, seguidos por mineiros, paulistas e também por algumas famílias mato-grossenses. O Município conquistou a emancipação política em 20 de dezembro de 1991. A economia baseia-se hoje na agricultura e também na agropecuária.

As condições para o desenvolvimento do Município tiveram início com a recuperação das estradas, vitais para o escoamento da produção. Assim como outros Municípios, São José do Xingu foi beneficiado com o Programa Estradeiro de conservação de estradas, e também recebeu um conjunto de equipamentos da Sinfra, composto por um caminhão basculante e uma pá-carregadeira. “A situação das estradas, há 20 anos, era péssima. Hoje, com esse programa de conservação, a realidade é outra”, observa o prefeito Hélio do Carmo, um mineiro que há 31 anos se instalou na região.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380071/visualizar/