Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 16:54
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


Por meio de parcerias e convênios, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) irá qualificar mais de 190 trabalhadores dos Municípios da região do Médio Araguaia. Os cursos irão abranger os Municípios de Vila Rica, São José do Xingu, Confresa, Canabrava do Norte, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Porto Alegre do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, Santa Terezinha, Novo Santo Antonio e São Félix do Araguaia. Na quinta e sexta-feiras desta semana (17 e 18.06), o governador Blairo Maggi, acompanhado por secretários de Estado, estão visitando a região com o objetivo de discutir os programas de Governo para os Municípios juntamente com a comunidade.

A qualificação para operadores de máquinas e implementos agrícolas será realizada em Porto Alegre do Norte (1.125 km a Nordeste de Cuiabá), com 100 vagas para trabalhadores de toda a região. O curso será realizado pela Setec em parceria com Empaer, INSS, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), indústrias de máquinas e implementos agrícolas, Prefeituras e sindicatos rurais.

Os alunos receberão 80 horas/aula de treinamento sobre preparo de solo, plantio, manutenção e operação de tratores, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas. Os treinandos também receberam aulas teóricas com princípios de Ética e Cidadania, noções de Previdência Social e Direito do Trabalho.

No término das aulas, os treinandos irão responder um questionário formulado pela Setec. com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos e estudar maneiras de aperfeiçoar esta modalidade de parceria, visando integrar o Governo do Estado às empresas privadas e entidades não-governamentais, buscando sempre a inclusão social por meio do trabalho.

Além disso, serão realizados os cursos de informática básica, gerenciamento de pequenas propriedades rurais, apicultura e pequenos artefatos de madeira, por meio do do Plano Nacional de Qualificação (PNQ). Os Municípios contemplados serão Alto Boa Vista, Confresa, Luciara e Vila Rica, respectivamente, com cerca de 20 vagas por curso.

Para a realização destes cursos, o Ministério do Trabalho e Emprego assina convênios com os Estados brasileiros para qualificar uma parcela da população economicamente ativa. No caso de Mato Grosso, os recursos são disponibilizados para a Setec, que contrata instituições para executar os cursos de qualificação, de acordo com o levantamento da demanda de mão-de-obra nos Municípios.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380082/visualizar/