Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 09:18

    Imprimir


Um raro peixe de grandes profundidades, integrante do grupo de arraias e tubarões, foi descoberto nadando na costa brasileira por pesquisadores gaúchos e catarinenses. A espécie foi batizada de Hydrolagus matallanasi, em homenagem ao ictiólogo espanhol Jesus Matallanas.

A espécie teria circulado pelos mares na época em que os dinossauros ainda caminhavam na Terra. O peixe tem ancestrais com cerca de 350 milhões de anos e evoluiu pouco nos últimos 150 milhões de anos. "É como se tivéssemos vivo um animal tão velho como o Tiranossauro Rex", explicou Jules Soto, do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajai(Univali), em Santa Catarina.

O animal, que é uma espécie de peixe quimera, mede de 30 a 40 centímetros, tem barbatanas compridas, uma cauda como um chicote e podem ser vistos nervos ao longo do corpo, mecanismo que os ajuda a navegar nas águas profundas e escuras em que vive.

O peixe foi descoberto pela primeira vez em 2001, perto da costa sul brasileira, por um pescador comercial. Ao darem-se conta que era uma nova espécie, os pesquisadores brasileiros dragaram o fundo do mar para encontrar outros espécimes do peixe.

Segundo Jules Soto, a descoberta reforça as possibilidades de identificação de novas espécies em elevadas profundidades do Brasi. O pesquisador Carolus Vooren, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), também participou da pesquisa. Os 21 exemplares capturados estão no Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380163/visualizar/